Sai da frente, Microsoft: o Zoom quer briga. A empresa conhecida pelo seu app de videoconferências anunciou, durante uma conferência com seus investidores, duas novas funções – calendário/agenda e e-mail – a serem integradas à sua plataforma após finalizar os testes em beta recentemente abertos.

De acordo com o comunicado emitido pela empresa, a ideia é criar uma solução unificada e híbrida – a chamada “Zoom One” – que já vinha entrando nos terrenos de outras companhias após o lançamento do Zoom Team Chat, a resposta da empresa californiana ao Slack e ao Microsoft Teams.

Imagem mostra captura de tela do Zoom Calendar e do Zoom Maikl

Imagem: Zoom Technologies/Divulgação

Segundo o gerente de produtos Joseph Chong, o Zoom Mail contará com criptografia de ponta a ponta, sendo oferecido como uma solução destinada a pequenas e médias empresas que “particularmente valorizam a privacidade nos e-mails”. O calendário será uma função dentro desta novidade.

Com isso, a empresa efetivamente introduz o domínio “@zmail” para seus clientes, criando uma interface integrada que, no mínimo, vai evitar que você precise trocar de aplicação dependendo do uso que desejar fazer. Hoje, muitas empresas que usam o Zoom para reuniões virtuais ainda dependem do Google Workspace (onde estão o Drive, Gmail, Docs, Sheets e Slides, por exemplo) ou do Office 365 (onde estão o Outlook, o Word, o PowerPoint e o Excel) para executar tarefas adicionais de escritório.

Embora o Zoom ainda não ofereça soluções como editores de texto ou de apresentações, o fato da empresa agora criar aplicações de e-mail e calendário a coloca em uma briga mais direta por um mercado amplamente dominado por Google e Microsoft. E a graça é que, se o cliente assim desejar, ele poderá integrar soluções das duas empresas à interface do Zoom.

No caso do Zoom Calendar, alguns recursos interessantes já foram revelados: o link para gravação de uma videochamada finalizada entra automaticamente na agenda, sem que você tenha que esperar o “gestor” da reunião fazer o upload.

Imagem mostra captura do Zoom Spots

Imagem: Zoom Technologies/Divulgação

Além disso, o recurso “Spots”, previsto para chegar no início de 2023, cria uma espécie de espaço virtual de interação entre você e sua equipe, embora ele exija que a webcam esteja sempre aberta.

Os recursos anunciados serão disponibilizados gradualmente, com a ideia de que o ano que vem já entre com a maior parte deles completamente integrados e lançados.

via Zoom (1) (2)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários