Acredite: um emulador do Zeebo está a caminho
Vivo apenas entre 2009 e 2011, o Zeebo foi lançado pela TecToy no Brasil e chegou ao México em seguida, mas não decolouBy - Rafael Arbulu, 12 agosto 2023 às 10:25
Ah, o Zeebo. Um dos consoles mais populares a não vingar – e uma presença particularmente constante no “antigo” jornalismo de games (aquele que tinha papel e era feito em revistas, igual faziam os astecas) – está ensaiando a sua volta.
Não oficialmente, vale citar, mas sim por uma graciosa alma que, na falta de amor no coração epifania de ocupar seu tempo livre – decidiu fazer um emulador do console. Já tem até um avanço considerável no projeto, segundo o youtuber e desenvolvedor Tuxality:
O vídeo acima mostra que realmente se trata de um projeto ainda em desenvolvimento – a inicialização de Crash Nitro Kart 3D está, nos termos mais educados possíveis, “grosseira”. Ainda assim, é algo a se notar, considerando que o Zeebo não teve o sucesso esperado pela TecToy e foi finalizado antes que tivesse a chance de decolar internacionalmente.
Peraí…Zeebo???
Ninguém vai julgar você por não lembrar do Zeebo. Considerando que, no momento de seu lançamento, o mercado mundial de jogos se resumia a EUA e Japão, projetos vindos de outras nações eram constantemente descartados como “de segunda mão” ou sequer isso.
O Zeebo foi uma tentativa de mudar essa perspectiva – e de certo modo, até conseguiu, já que a notícia acima veio da imprensa internacional, ou seja, para o bem ou para o mal, ele vem sendo lembrado.
Essencialmente, o Zeebo foi criado para ser o primeiro console totalmente digital – pois é, o que você está habituado a usar hoje com a PSN e o Game Pass, o Zeebo já tinha intenção de sê-lo em 2009. O console usava a arquitetura BREW de desenvolvimento da Qualcomm.
A ideia era vender uma experiência de console onde, na época, o preço desses aparelhos era imensamente proibitivo (para você ter uma ideia comparativa, o PlayStation 3 chegou ao Brasil em agosto de 2010 – alguns meses antes, importadoras vendiam o console a R$ 9 mil). E o “dedo” da Qualcomm nisso veio com uma proposta interessante: por aqui, jogos WAP para celular vingaram bem, então a plataforma de desenvolvimento da empresa americana tinha a premissa de levar jogos do estilo para as TVs.
A aceitação também foi das interessantes, por um tempo: Activision, Electronic Arts, Capcom (e a pior versão de Resident Evil 4 da história) eram alguns dos muitos nomes a sinalizarem parceria e lançarem jogos para a plataforma.
Entretanto, a pobreza técnica dos lançamentos fez com que o console da TecToy nunca de fato encontrasse um público cativo, e seu fim foi sacramentado em 2011.
Ao menos agora, com o emulador, você deve ter uma chance de testar uma das experiências mais…pitorescas dos gamers que hoje lidam com a calvície. Boa sorte, ou algo assim…
Comentários