Na última quinta-feira (21), a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA revogou a licença de piloto do youtuber Trevor Jacob meses após ter sofrido um acidente aéreo, em novembro de 2021. A agência acusa o ex-snowboarder olímpico de ter derrubado seu avião intencionalmente em Los Padres National Forrest, na Califórnia (EUA).

Acidente foi publicado no canal do youtuber

Para quem não está a par dos assuntos, Jacob publicou um vídeo no fim do ano passado em que registrou um acidente quase fatal. O youtuber, que estava pilotando um Taylorcraft de 1940, tinha a intenção de voar até Mammoth, na Califórnia.

Mas segundo o vídeo, o motor da aeronave teria falhado durante o percurso e parou de receber energia. Segundo Jacob, as redondezas montanhosas impediam um pouso de emergência, não restando outra alternativa a não ser abandonar o avião e saltar de paraquedas.

O avião foi destruído na queda, mas, por sorte, não feriu ninguém. Já o youtuber sofreu pequenos cortes e arranhões e teve de caminhar por horas até encontrar um carro e ser socorrido por dois fazendeiros.

Apesar de perder sua aeronave, o ex-snowboarder conseguiu quase dois milhões de visualizações com o vídeo.

Fake ou não?

Desde o acidente, a FAA passou meses investigando o ocorrido. Mas no dia 11 de abril deste ano veio o veredito: de acordo com a agência, Jacob estava operando seu avião “de maneira descuidada ou imprudente, de modo a pôr em perigo a vida ou a propriedade de outra pessoa”.

E para funcionários da FAA, há indícios de que ele tenha provocado o acidente intencionalmente: o youtuber não tentou em momento algum entrar em contato com o controle de tráfego aéreo pelos canais de emergência e já estava vestindo o paraquedas, antes mesmo da pane no motor.

Com a decisão, foi exigido que Trevor Jacob entregue sua licença de piloto. Não está claro se ele obedeceu as ordens — já que alegou não ter conhecimento da carta enviada pela FAA —, mas o descumprimento pode resultar em multas diárias de US$ 1.644.

Se o acidente foi forjado ou não, caberá ao youtuber provar à agência americana. Ele não chegou a comentar de maneira mais profunda sobre o caso, mas disse que “a verdade dessa situação virá à tona com o tempo”.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários