Youtuber cria ‘PC-submarino’ que funciona debaixo d’água
E mesmo equipado com uma RTX 4090 e CPU Intel de 13ª geração, PC apresentou temperaturas baixíssimas quando submersoBy - Igor Shimabukuro, 3 agosto 2023 às 12:38
Construir um PC de ponta para funcionar debaixo d’água pode não ser a melhor das ideias. Mas é algo que chama a atenção e, por consequência, foi exatamente o que o youtuber DIY Perks resolveu fazer.
O PC-submarino
O ponto era mostrar como submergir um setup pode resultar em uma ótima dissipação de calor. Em contrapartida o grande desafio era criar um sistema à prova d’água que não colocasse em risco componentes de alguns milhares de dólares.
Para isso, DIY Perks criou um “gabinete” cilíndrico em acrílico acoplado a tampas de cobre e algumas borrachas. Apesar do projeto ousado, o sistema mostrou-se seguro para ser mergulhado sem permitir entradas de água.
E para lidar com as questões térmicas, o youtuber desenvolveu um water cooler ligado a diversos canos de cobre para resfriar as temperaturas. Afinal, o setup é composto por uma RTX 4090, uma CPU Intel de 13ª geração e uma fonte de 1.000 W.
Ou seja, um setup quente.
Após ajustes aqui e acolá, DIY Perks finalmente levou o PC-submarino para testes em seu lago de jardim (com dois metros de profundidade). E apesar de todo o risco envolvido… deu certo!
O computador não só ligou debaixo d’água como apresentou temperaturas extremamente baixas: a temperatura do cooler beirou os 20 °C, enquanto a CPU não passou de 60 °C e a GPU atingiu máxima de 40 °C.
Desnecessário dizer que, apesar do sucesso de DIY Perks, replicar o feito não é nada recomendado. Até porque os riscos de inundar seu setup ou contaminar um lago repleto de peixes e outros animais são grandes.
Ao invés disso, a maior pedida é aproveitar o vídeo. E para os não satisfeitos, talvez valha conferir alguns outros projetos malucos como PC-privada ou gabinete-aquário.
Via: PC Gamer
Comentários