YouTube Music chega a 50 milhões de usuários, mas marca tem vários asteriscos
Apesar do sucesso, Google pode ter feitos alguns ajustes para inflar os números do serviço de streaming musical do YoutubeBy - Marcelo Rodrigues, 2 setembro 2021 às 14:14
A Google encheu o peito para falar da marca histórica atingida pelo YouTube Music: o serviço chegou aos 50 milhões de usuários e foi chamado de a plataforma musical de assinatura com “crescimento mais rápido” do mercado por um de seus executivos.
O número é realmente impactante e traz um avanço considerável sobre os cerca de 20 milhões de clientes de um ano e meio atrás, mas alguns detalhes na contagem não colocam o produto no mesmo patamar de Spotify, Apple Music ou mesmo Amazon Music.
YouTube Music com asteriscos
A nova marca do YouTube Music é atingida 5 anos depois de sua estreia nos EUA e 2 anos após aterrissar no Brasil. Nosso país, aliás, ao lado de índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul, é considerado um dos grandes pólos que habilitaram esse grande crescimento do serviço.
Infelizmente, a Google não liberou números individuais nem para esses, nem para outros locais. O que fica claro, no entanto, é que para chegar aos 50 milhões a Gigante das Buscas deu uma “pequena” ajuda aos números.
Para começar, o registro conta com a soma entre os serviços YouTube Music e Premium, com esse último trazendo embutido o acesso gratuito ao streaming musical da casa. O problema aí é que internautas que apenas querem despachar os anúncios e baixar vídeos da plataforma são contados como ouvintes ativos do Music.
Outro ponto, conforme levantado pelo Engadget, é que a plataforma contabiliza tanto os usuários pagantes quanto quem só “está dando uma olhadinha” e participa do período de testes gratuito oferecido pela própria Google ou por seus parceiros – como a Samsung.
No final das contas, o YouTube Music está sim crescendo e tem um catálogo extremamente recheado para peitar os concorrentes, mas ainda precisa de mais um tempo de estrada para chegar aos 165 milhões de assinantes do Spotify. E você, costuma usar o serviço?
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