Xiaomi entra no mercado de carros elétricos com investimento de US$ 1,5 bilhão
Braço automotivo da empresa se chama Xiaomi Automobile e é liderado pelo fundador da marca; empresa ainda busca parceiro no projetoBy - Marcelo Rodrigues, 2 setembro 2021 às 12:52
Seguindo os passos de outras gigantes da tecnologia – especificamente as que atuam no mercado mobile –, a Xiaomi acaba de oficializar sua entrada na indústria automotiva e deve produzir sua própria frota de carros elétricos.
A marca chinesa já se aventurava há tempos para além dos celulares, tendo um catálogo recheado de dispositivos inteligentes de todos os tipos, tamanhos e valores. Agora, a empresa confirma os rumores sobre sua nova aventura em quatro rodas.
Xiaomi acelerando nos negócios
Essa novidade foi confirmada no perfil da companhia na Weibo – principal rede social da China – e mostra que o projeto deve ser levado a sério: a Xiaomi Automobile inicia suas operações com um time de quase 300 funcionários dedicados ao setor.
A ideia da empresa parece ser tanto de entrar em um mercado bastante promissor quanto diversificar ainda mais o portfólio e o fluxo de caixa da casa, que ainda é bastante dependente dos smartphones – um segmento que sofreu muitos reveses com o conflito econômico entre EUA e China.
A Xiaomi Automobile tem um capital social de cerca de US$ 1,5 bilhão e vai ser liderada pelo próprio Lei Jun, fundador e diretor executivo do Xiaomi Group. O objetivo da divisão será produzir carros elétricos populares para o público local.
Embora o investimento como um todo seja bastante ousado, a companhia ainda busca um parceiro com mais experiência para iniciar o projeto e a fabricação de seus automóveis. Segundo o GizmoChina, a Xiaomi já visitou cerca de 85 fábricas e montadoras no país, além de ter consultado mais de 200 veteranos da indústria.
Será que chegou a hora do carro elétrico bom, bonito e barato?
Fonte: Electrek
Comentários