O ‘X’, ex-Twitter, tem um bug que está apagando fotos publicadas antes de 2014
Alguns momentos memoráveis – como a ‘selfie mais retuitada’ de Ellen DeGeneres – voltaram ao Twitter, mas muito ainda está perdidoBy - Rafael Arbulu, 21 agosto 2023 às 17:13
Uma falha percebida pelo brasileiro Danilo Takagi revelou que o X (ex-Twitter) tem uma falha bem grave: a rede social liderada por Elon Musk aparentemente está apagando todas as fotos publicadas até dezembro de 2014. Felizmente, pelo fato do suporte nativo a isso apenas em 2016, vídeos compartilhados não foram afetados.
Imagens, no entanto, são outra história: uma das fotos afetadas foi a “selfie mais retuitada”, publicada pela comediante e apresentadora Ellen DeGeneres durante o Oscar daquele ano (uma ação publicitária da Samsung, vale lembrar). Neste caso, a imagem já foi restaurada, mas muitas outras mídias ainda estão perdidas.
Acabei de confirmar aqui. O Twitter/X removeu todas as mídias e imagens postadas de 2014 pra trás. Eles não tem dinheiro nem pra armazenamento mais.
Artistas e criadores de conteúdo, vocês realmente ainda querem continuar usando esta rede? https://t.co/cKBPxqQ81V
— DΔniloTakagi | VTuberBR ?⚡? (@DaniloTakagi) August 17, 2023
O fato da foto mencionada ter sido recuperada é indício de que o bug no Twitter é “consertável”, então é provável que a rede social já esteja trabalhando em uma solução mais permanente. Até agora, no entanto, nada foi divulgado.
A certeza de que isso é uma falha técnica e não, digamos, uma tentativa de cortar custos por parte de Elon Musk, se dá pelo fato de algumas imagens terem sobrevivido ao “apagão”, como a foto postada por Barack Obama quando este venceu as eleições presidenciais em 2012.
Por essa mesma razão, porém, o bug parece estar agindo dentro de um padrão que ainda não foi identificado. Em outras palavras, se há algo específico que faz a falha agir ou não em uma foto, nós ainda não sabemos, então a perda de imagens pode ser aleatória.
Isso não significa, no entanto, que não exista suspeita: desenvolvedores acreditam que a razão vem de algum problema na prática de “enriquecimento de URL” que o Twitter implementou em 2016 – segundo documentações técnicas, o recurso começou a ser instalado em 2014.
“Enriquecimento de URL”, essencialmente, é uma ferramenta de conversão que faz duas coisas: a primeira é pegar qualquer endereço de internet e “encurtá-lo” em um forrmato amigável ao Twitter. A segunda é fazer com que esse encurtamento exiba uma prévia do conteúdo da página que você está tentando linkar.
Até o momento, o X, Elon Musk ou a atual CEO Linda Yaccarino ainda não manifestaram comentários públicos sobre o assunto.
Comentários