Windowsfx: distro Linux vem com visual do Windows 11
Windowsfx é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, que vem com mesmo visual do Windows 11 e o Wine pré-instaladoBy - Alvaro Scola, 20 setembro 2021 às 10:10
Desde que foi anunciado, o Windows 11 tem chamado a atenção por conta de seu design diferenciado que deve mudar bastante a experiência de alguns usuários. Já nesta última semana, uma distribuição Linux surgiu com o mesmo visual do novo sistema operacional da Microsoft.
Chamada de Windowsfx, esta distribuição Linux é baseada no Ubuntu 20.04, mas vem com o ambiente gráfico do KDE, na versão 5.22.5, modificado para ficar com o mesmo visual do Windows 11. Já o Kernel adotado é o 5.11 LTS, ou seja, o que vem com suporte para longo prazo.
Algo que também chama a atenção é o fato desta distribuição ser brasileira, sendo a mesma desenvolvida por Rafael Rachid. No site, é explicado que o Windowsfx foi criado para ser uma distribuição amigável com quem está migrando do Windows para o sistema do pinguim.
Windowsfx roda aplicativos do Windows
Além de contar com alguns aplicativos pré-instalados, como um navegador e uma suíte office, o Windowsfx consegue executar programas feitos para rodar nativamente no Windows. Isso é possível graças ao fato do Wine 6 já vir instalado e configurado para rodar arquivos com as extensões .EXE e .MSI.
Atualmente em sua décima primeira versão, a distribuição, vale notar, não é exatamente nova. A primeira versão do projeto saiu em 2007 e, ainda neste ano, uma outra versão da distro foi liberada para PCs e até mesmo para o Raspberry Pi com o visual do Windows 10.
O download do Windowsfx pode ser realizado de forma gratuita através de seu site oficial, sendo que uma versão “Professional” é vendida através deste link. A distribuição, para rodar, requer no mínimo um processador com dois núcleos, 2 GB de memória RAM e 20 GB de espaço em disco.
Comentários