Windows 11 sai na frente do Linux em teste com PC gamer
Testes de benchmarking feitos com um PC gamer mostram que o Windows 11 ainda está na frente do Linux para jogos, mas a diferença não é tão grandeBy - Alvaro Scola, 30 dezembro 2022 às 10:56
Ao longo dos últimos anos, o Linux vem se mostrando cada vez mais um sistema bom para jogos, sendo que até existem discussões se o mesmo pode superar o Windows em alguns casos quando o assunto é desempenho. Assim, o site phoronix resolveu testar o sistema do pinguim contra o Windows 11 em um PC gamer.
Os resultados do teste, na maioria dos casos, foram favoráveis ao sistema da Microsoft, mas é bem interessante notar que a performance foi similar. Para o teste de Linux vs Windows 11, o site utilizou um PC com processador Intel i9 13900K, 32 GB de memória RAM DDR5 e placas de vídeo RX 6800 XR e RX 7900 XTX.
Algo também a ser notado é que, como mostra a configuração acima, o site usou placas de vídeo da AMD para o teste, que possuem um desempenho melhor no Linux em comparação às placas da Nvidia por conta do seu driver com código-aberto e outras melhorias. Ainda em relação ao software, a distro utilizada foi o Ubuntu com o kernel Linux 6.2-rc1 e drivers Mesa 23.0-devel.
O teste do Linux vs Windows em 11 em jogos
No caso do Hitman 3, um jogo que não tem uma versão nativa para Linux, o Windows 11 levou a melhor na disputa. Tanto em média de FPS quanto em latência, o jogo rodou melhor no sistema da Microsoft, sendo que a diferença mais notável foi quando o título foi testado em 4K.
Como mostra o gráfico acima, com a RX 7900 XTX, a diferença de performance chegou a ser de praticamente 40 FPS. Já na latência, a diferença foi de poucos milissegundos, algo que pode não ser notado pela maioria dos jogadores.
Já em títulos da própria Valve com versão nativa para Linux, a história foi um pouco diferente. Enquanto Left 4 Dead 2 se saiu melhor no Linux, o Portal 2 rodou melhor no Windows 11 com uma grande diferença na média de FPS.
Testes de benchmarking foram mistos
Além dos testes em jogos mais tradicionais, o site phoronix também realizou testes com ferramentas de benchmarking. No GravityMark, o Linux chegou a superar o Windows 11 em alguns testes envolvendo Ray Tracing e Vulkan, mas perdia em performance quando o OpenGL era utilizado.
Já com o Unigine Superposition, a diferença de FPS vista nos dois sistemas era praticamente mínima.
Mais detalhes completos sobre o teste feito pelo site phoronix podem ser encontrados neste link. Caso queira saber mais de como está se saindo o sistema do pinguim para rodar jogos, não deixe de conferir esta outra matéria do blog KaBuM!.
Comentários