Com o anúncio oficial do Windows 11 agendado para a próxima quinta (24), as novidades sobre o novo sistema operacional da Microsoft não param de chegar. A mais recente delas diz respeito à performance dessa versão em relação ao Windows 10, especialmente com os processadores Intel Alder Lake.

Ao que parece, o novo Windows traz boas melhorias de desempenho sobre a edição atual e já pode estar preparado para receber a 12ª geração da família de CPUs da Intel, que trazem uma arquitetura similar à dos chips big.LITTLE, da ARM.

Desempenho do Windows 11

A informação vem do site Videocardz, que obteve testes de desempenho do sistema rodando em um Intel Lakefield Core i7-L16G7, processador que também utiliza o esquema de núcleos menores e maiores para ganhar uma maior performance por watt.

Observando os benchmarks na galeria abaixo, dá para se ter um gostinho sobre a performance da nova plataforma:

Windows 11 é mais rápido que Windows 10 em benchmarks; confira
Windows 11 é mais rápido que Windows 10 em benchmarks; confira
Windows 11 é mais rápido que Windows 10 em benchmarks; confira

No GeekBench, há ganhos tanto em multi-core (5,8%) quanto single-core (2%) em relação ao Windows 10. No tradicional Cinebench R23, o destaque dos testes sintéticos fica com a melhoria de 8,2% no single-core.

Enquanto isso, no PCMark 10, há um progresso significativo de performance em aplicativos de produtividade e consegue uma pontuação geral maior na comparação com o mesmo CPU no Windows 10, mas perde um pouco na produção de conteúdo digital.

Essa variação nos resultados já é esperada, uma vez que trata-se de uma build mais antiga do Windows 11 e, possivelmente, ainda não há drivers otimizados para muitos dispositivos e hardwares.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Augusto Llil
21 de junho de 2021 23:06

Muitbo bom