Windows 11 passa a exibir marca d’água em PCs não compatíveis com o sistema
O mais curioso é que a notificação "requisitos de sistema não atendidos" também vem aparecendo em dispositivos com Windows 11 nativoBy - Igor Shimabukuro, 16 fevereiro 2023 às 11:21
Não é incomum encontrar usuários que burlam as verificações de requisitos para a instalação do Windows 11 em PCs não compatíveis — inclusive, a própria Microsoft já ensinou como fazer isso. Mas passado é passado, e agora, a big tech resolveu expor todos os sistemas sem suporte nativo ao SO.
No caso, a atualização de janeiro de 2023 do Windows 11 22H2 passou a exibir uma marca d’água, no canto inferior direito, com a mensagem “Requisitos de sistema não atendidos” para reforçar que o dispositivo em questão não é compatível com o sistema operacional.
Embora alguns digam que a notificação — muito semelhante à mensagem irritante que cobra uma licença do Windows — seja parte de um teste A/B, vale lembrar que a mesma marca d’água foi vista no começo do ano passado. Logo, é possível que o recurso estava em teste e começou a ser liberado gradativamente.
Fato é que a notificação deixa claro o desejo da Microsoft de que o Windows 11 não seja utilizado em PCs antigos. O SO até pode rodar em sistemas não elegíveis, mas não está habilitado a updates de segurança. Agora, a marca d’água chega para funcionar como mais uma barreira a usuários insistentes.
PCs supostamente compatíveis com Windows 11 também são afetados
O curioso é que a marca d’água também tem aparecido em computadores elegíveis com o último sistema operacional da Microsoft, incluindo dispositivos que já vieram com o Win11 instalado de fábrica.
“Comprei meu PC em 2021 com o Windows 11 pré-instalado e funcionou bem. A partir de hoje, porém, recebi a mensagem ‘Requisitos do sistema não atendidos. Acesse Configurações para saber mais’ que afirma que meu PC é incompatível agora”, disse um dos usuários afetados.
A notificação em sistemas não compatíveis é compreensível. Resta saber, no entanto, se algum futuro patch liberado pela Microsoft vai corrigir este aviso em dispositivos que foram adquiridos com o sistema operacional de fábrica.
Via: Windows Latest
Comentários