Windows 11: bug deixa usuários sem “novo menu Iniciar”
Ao fazer o upgrade para o Windows 11, alguns usuários estão ficando sem acesso ao novo menu Iniciar. Veja qual a possível solução para o problema!By - Alvaro Scola, 7 outubro 2021 às 10:40
O Windows 11 foi lançado oficialmente na última terça-feira (5) e diversos usuários já instalaram o sistema operacional em seus PCs. Já alguns usuários que fizeram o upgrade estão tendo um bug que os impede de usar corretamente um dos recursos mais aguardados do novo sistema.
De acordo com relatos publicados no Reddit, após terem atualizado para o Windows 11, alguns usuários ficaram sem acesso ao “novo menu Iniciar”. Assim como mostra a imagem abaixo, o menu permanece praticamente o mesmo que era visto no Windows 10.
Além da ausência do novo menu Iniciar, até mesmo outras mudanças que poderiam ser aplicadas na barra de tarefas não estariam funcionando da forma que deveriam.
Como solucionar o problema do menu Iniciar no Windows 11
A Microsoft ainda não tem uma solução oficial para corrigir o problema descrito acima, mas alguns usuários já tiveram sucesso com um pequeno procedimento. Confira:
- Inicie o Windows 11 normalmente e aperte junto as teclas “Win + i” para abrir a tela de “Configurações”;
- Entre em “Windows Update”;
- Clique em “Histórico de atualizações”;
- Vá em “Desinstalar atualizações”;
- Desinstale as últimas atualizações instaladas, que devem aparecer com a sigla KB;
- Reinicie o computador.
De acordo com as publicações feitas no Reddit, não é uma atualização específica que está causando o problema, mas várias, o que faz necessário desinstalar mais de um patch. O procedimento acima, vale lembrar, deixará o PC com algumas correções de segurança a menos, mas os patches podem ser obtidos novamente através do Windows Update.
Além desta solução, outras pessoas conseguiram fazer o “novo menu Iniciar” funcionar corretamente ao criar um novo usuário no Windows 11.
Comentários
marcelo g
tenho acompanhado nas redes sociais e nos foruns e minha queixa a respeito da empresa e da aualização do sistema operacional é de inumeras pessoas com maquinas novas com dois anos ou três e com configurações boas, que atendem o minimo exigido para funcionar, no meucaso é o processador da intel que atende tudo exigido como minimo e até suprea o exigido, porem esta fora da “lista de convidados”. o maior problema não é nem a atualização que em minha opiniao e de milhares de pessoas é elitista e que nos despresa, mas a empresa so dar suporte ao windows 10 só ate 2025, um desrespeito com o consumidor, a resposta da empresa é troque seu com [Editado pelo Reclame Aqui] dor ou notebook, vamos fazer um paralelo com os smartphones e o resultado é simples com a microsoft somos tratados como descartaveis, simples assim.