Ainda quando estava em fase de testes, o Windows 11 tinha um bug que prejudicava a sua performance ao ser executado em processadores AMD. Já nesta semana foi descoberto um novo bug, que traz novamente problemas de desempenho para quem usa processadores AMD com o novo sistema da Microsoft.
De acordo com relatos feitos em fóruns, como no Reddit e até mesmo no Hub de comentários da Microsoft, os processadores da AMD tem o seu desempenho prejudicado no Windows 11 quando o recurso “fTPM” está habilitado. Tal função, vale lembrar, precisa estar habilitada para que o sistema da Microsoft possa ser instalado.
Já como mostra o vídeo acima, o problema de performance pode ser facilmente notado em jogos. O usuário responsável pelo vídeo, que tem um processador AMD Ryzen 9 5950X e uma placa RTX 3080 Ti, ainda ressalta que todos os seus drivers, incluindo a BIOS, estão atualizados.
Como corrigir o problema do Windows 11 temporariamente
Até o momento da publicação desta matéria, a Microsoft ainda não disponibilizou uma atualização que corrige os novos problemas relatados. Assim, por enquanto, de acordo com usuários do Reddit, somente desabilitar o fTPM na BIOS da placa-mãe elimina o problema de performance.
O recurso fTPM, como mostra a imagem acima, fica geralmente na parte de “Segurança” da BIOS. Entretanto, o caminho pode variar de acordo com a fabricante da placa-mãe.
Apesar desta dica corrigir o problema de performance, vale notar que desabilitar o fTPM pode trazer alguns problemas extras. Por exemplo, o Windows 11 pode não baixar atualizações enquanto o mesmo não for reativado. Caso não queira desabilitar o recurso, infelizmente, a única outra solução possível é voltar para o Windows 10, que não tem este bug.