Início Softwares Windows 11 vs 10: diferença de performance para jogos é quase nula

Windows 11 vs 10: diferença de performance para jogos é quase nula

Ao testar o Windows 10 e 11 em um mesmo PC, site mostra que a diferença de performance em jogos entre os dois é de praticamente 1%

O Windows 11 deve ser anunciado oficialmente no dia 24 de junho em um evento da Microsoft, que terá uma cobertura completa feita em nosso site. Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciado, uma imagem do sistema já vazou e, ao menos em testes iniciais, o novo sistema não parece oferecer tanto desempenho a mais.

Para chegar a esta conclusão, o site TechSpot resolveu comparar o desempenho de uma mesma máquina rodando estas duas versões do Windows. Além de testar jogos recentes, a sua publicação também mostra como o novo sistema da Microsoft se saiu em testes de benchmarking famosos. Confira!

Configuração utilizada nos testes

Para fazer os testes com programas de benchmarks e jogos, o site TechSpot utilizou praticamente um mesmo PC, fazendo apenas uma alteração no processador para saber como o Windows 11 se sai nas plataformas da Intel e AMD. Assim, a configuração utilizada foi a seguinte:

  • Processador Core i7 11700 e Ryzen 7 5800X
  • 16 GB de memória RAM DDR4 na frequência de 3.200 MHz
  • Placa de vídeo Gigabyte RTX 3070 Gaming OC

Testes do Windows 11 em jogos

No que diz respeito a games, o Windows 11 não foi mal, mas também não mostrou um desempenho muito maior do que seu antecessor. De forma geral, ao ser testado em 8 jogos diferentes com os gráficos no “Ultra” e na resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), a variação de performance entre os dois sistemas ficou na casa de apenas 1%.

Assim como é possível notar pela galeria de imagens logo abaixo, a maior diferença de performance foi de apenas “5 FPS” em Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e em Death Stranding. Nesses casos específicos, o Windows 10 mostrou um desempenho mais estável na máquina com o processador da AMD.

De forma geral, como é possível concluir pelos testes, em jogos, ambos os sistemas da Microsoft não devem apresentar diferenças notáveis para os jogadores.

Testes do Windows 11 em programas de benchmarking

Já nos testes de plataformas de benchmarking e aplicativos voltados para uso profissional, mais uma vez, os sistemas da Microsoft mostraram uma performance bem parecida. Aqui, a diferença não foi de “apenas 1%” igual nos jogos, mas como mostra a galeria abaixo, também não foi nada tão significativo.

Apesar dos resultados dos testes mostrarem um desempenho bem parecido entre os dois sistemas, vale lembrar, os mesmos foram realizados em uma versão vazada do Windows 11. Assim, a versão final do sistema ou até mesmo “beta oficial” pode apresentar muitas mudanças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES