Ultrapassar as barreiras da conectividade, desenvolvendo novas tecnologias, velocidades e, por consequência, possibilidades, tem sido um dos principais motores da inovação. A expectativa é de que essa tendência se consolide e se aprofunde no presente e no futuro. A implantação do 5G é uma revolução que estamos presenciando e que possibilitará uma série de negócios e iniciativas no Brasil. Neste cenário, há também as conexões wireless que são complementares ao 5G em um cenário de evolução conectiva.

E, nesse quesito, estamos falando especialmente do Wi-Fi 6E, que proporciona maior velocidade e menor latência aos usuários. A tecnologia oferece suporte — além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz já existentes nos aparelhos convencionais — às frequências da banda de 6 GHz. A perspectiva é de que o Wi-Fi 6E ajude a descongestionar as frequências Wi-Fi, permitindo melhores condições de acesso, velocidade e menor latência.

Wi-Fi 6E: tecnologia estabelece novos paradigmas para a sociedade conectada

Imagem: Shutterstock

Wi-Fi 6E em ambientes outdoor

No Brasil, o Wi-Fi 6E ainda está regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apenas para ambientes indoor, com devices de rede já certificados para esse tipo de conexão, e que devem se popularizar cada vez mais. No entanto, a Qualcomm já está fomentando também o uso outdoor, testando desde 3 de dezembro, a conexão no bairro do Campo Belo, na capital paulista. A iniciativa é a primeira instalação de Wi-Fi 6E na banda de 6 GHz em área outdoor da América Latina.

O projeto foi possibilitado em colaboração com a Anatel e as empresas Cambium Networks, Ltd.  e Telium, com a cooperação da Prefeitura do Município de São Paulo e da Associação Campo Belo Gastronomia, beneficiando os clientes dos estabelecimentos da região. A ideia é que a população tenha a oportunidade de experimentar essa conexão ao longo do período, se conectando à rede “Wi-Fi6E SP Outdoor”. 

Além de levar a inovação para mais perto da sociedade, a iniciativa também é uma oportunidade para usar a tecnologia Qualcomm Wi-Fi 6E presente nos equipamentos Cambium e o serviço Qualcomm Automated Frequency Coordination (AFC). Ele é utilizado para que não ocorra interferência com sistemas fixos ponto a ponto existentes naquela região, numa demonstração da possibilidade de compartilhamento dessa banda. 

Por enquanto, a iniciativa é possibilitada por uma licença de Uso Temporário de Espectro (UTE) por 60 dias aprovada pela Anatel. No entanto, a agência promove no início de 2023 uma consulta pública sobre a liberação da conexão em ambientes outdoor.

Fica a expectativa para um início de ano de novidades e avanços que virão com essa tecnologia, que beneficiará com uma conexão mais eficiente especialmente as empresas, indústrias e o setor eventos, além de iniciativas públicas. Dessa forma, oferecendo suporte à uma sociedade cada vez mais conectada e completando o cenário de conectividade necessário ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

 


Silmar QualcommSilmar Palmeira é diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários