O WhatsApp vem investindo em alguns recursos focados em privacidade já faz algum tempo e acaba de anunciar algo importante. Em breve, os backups do mensageiro poderão contar com criptografia de ponta a ponta ao serem armazenados no Google Drive ou iCloud.

A sua proteção será feita através de uma senha ou de uma chave única de 64 dígitos, assim como mostra a imagem abaixo. Já uma parte importante a se notar é que, caso a senha ou a chave seja perdida, o usuário não terá como recuperar seus backups.

WhatsApp - Backups criptografados de ponta-a-ponta

Reprodução: divulgação/WhatsApp

Esta parte inclusive é justamente a mais interessante do recurso. Graças a esta criptografia, nem mesmo o WhatsApp terá a chave necessária para ler o conteúdo das conversas presentes nos backups. Já a confirmação de que a função está prestes a chegar ao mensageiro vem a partir de Mark Zuckberg, que fez uma publicação em perfil do Facebook nesta sexta-feira (10).

Publicação WhatsApp - Mark Zuckberg

Na publicação, ele explica que o WhatsApp é o primeiro app de um porte deste nível a contar com esse recurso e que diversas mudanças na estrutura do seu sistema precisaram ser realizadas para tornar isto possível.

Recurso do WhatsApp será opcional

Apesar de ser um recurso bem importante para a privacidade dos usuários, o mesmo não será obrigatório. Dessa forma, apenas quem realmente quiser proteger seus backups poderá ativá-lo através das configurações do mensageiro. Inclusive, vale lembrar que os backups feitos no próprio aparelho não se beneficiarão desta função.

O recurso do WhatsApp de backups criptografados de ponta-a-ponta chegará nas próximas semanas aos usuários do Android e iOS (sistema do iPhone).

Fonte: Facebook

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários