Início Tecnologia Vazou: Thunderbolt 5 deve ter portas USB-C de 80 Gbps

Vazou: Thunderbolt 5 deve ter portas USB-C de 80 Gbps

Executivo da Intel publicou (e rapidamente apagou) imagem que mostra detalhes sobre a próxima versão da tecnologia Thunderbolt

Vazamentos, às vezes, acontecem mesmo “sem querer” ou por um descuido de alguém. Parece que, desta vez, este é o caso. Durante uma visita às instalações da empresa em Israel, um executivo da Intel publicou uma imagem que revela uma prévia da próxima geração do padrão Thunderbolt, que poderia oferecer conexões de até 80 Gbps (gigabits por segundo) através das portas USB-C.

O atual Thunderbolt 4 ainda é novo, mas atinge, no máximo, 40 Gbps. Na imagem divulgada – e rapidamente apagada do Twitter – o que achou a atenção foi a descrição “80G PHY”, o que indica que a nova tecnologia pretende manter o uso dos plugues USB-C quando for lançada.

Vazou: Thunderbolt 5 deve ter portas USB-C de 80 Gbps
Imagem: Anandtech

Outro fator importante revelado pela publicação acidental do executivo da Intel é que o novo Thunderbolt 5 usará “tecnologia de modulação PAM-3” – um novo método de transmissão de bits ao longo do cabo que permite uma largura de banda maior do que métodos atuais.

A chegada do novo padrão ao mercado ainda deve demorar, lembrando que o Thunderbolt 4 é novo – tem cerca de um ano. De qualquer forma, é uma revelação surpreendente sobre o que o futuro da conectividade poderá trazer para o nosso dia a dia.

Fonte: Anandtech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES