Na segunda-feira (24), o Banco Central anunciou um serviço, chamado Sistema Valores a Receber, em que os cidadãos poderiam verificar se possuem dinheiro a receber de alguma instituição financeira brasileira.

Esses valores – que, segundo levantamentos, podem chegar a R$ 8 bilhões no total -, são originados de contas bancárias encerradas com saldo disponível ou até de grupos de consórcio que foram encerrados.

[–quebra–]

Obviamente, com essa promessa, o site ficou instável por horas após o lançamento, já que houve uma alta demanda. Eis que, 48h depois, alguns sortudos já tinham resgatado R$ 900 mil – mas o site continuava com problemas de acesso para a maioria.

Na última quinta-feira (27), o site do Banco Central voltou a funcionar, mas o do Valores a Receber, após ter sido tirado do ar por conta da instabilidade, não.

Agora, segundo nota divulgada pelo Banco Central, o serviço já tem data para voltar a funcionar: 14 de fevereiro. No entanto, quem quiser colocar a mão no dinheiro que tem a receber, deve esperar um pouco mais. Segundo a instituição, os valores poderão ter transferências agendadas a partir de 7 de março.

“O BC informa que, a partir de 14/02/2022, o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema”, declara o BC em nota.

Até que o site seja restabelecido, o Banco Central alerta para os golpes que podem acontecer, principalmente em relação aos valores a serem recebidos. “O BC não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022”, alerta o BC.

Via: G1