[Atualização 2: Banco Central anuncia que site do serviço volta a funcionar em 14 de fevereiro]

Atualização: após enfrentar horas de instabilidade no acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) nesta terça-feira (25), o Banco Central decidiu retirar de vez o serviço do ar. Em nota, a instituição afirma que o lançamento “gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e do Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”.

No mesmo informativo, o BC pediu “desculpas pelo transtorno” e informou que continua a trabalhar para “que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível”, bem como o retorno do SVR — ainda, no entanto, sem informar uma previsão definitiva de volta.

Nota oficial do Banco Central (BC) informando sobre a retirada do serviço Valores a Receber do ar

Imagem: reprodução blog KaBuM!/Banco Central

 

Apesar da instabilidade, o BC informou que 79 mil cidadãos conseguiram acessar o Registrado (o sistema principal onde foi disponibilizado o recurso de Valores a Receber) entre segunda-feira (24), quando ocorreu o lançamento do serviço, e hoje (25). Ao todo, 8,5 mil solicitações de devolução de valores foram devidamente realizadas, os quais somam R$ 900 mil que “serão transferidos via PIX em até 12 dias úteis”, de acordo com a instituição.

Depois de anunciar uma nova ferramenta para ajudar cidadãos a identificarem se eles têm algum dinheiro para receber de instituições financeiras, o site do Banco Central foi impactado com a avalanche de acessos e, agora, enfrenta instabilidades.

A instituição afirma já estar trabalhando para ajustar a capacidade de atendimento, mas é possível que você encontre dificuldades ao tentar acessar o serviço nesta terça-feira (25). À Agência Brasil, a assessoria do BC relata que “o problema teve início ontem, após as 20h”.

Apesar disso, ainda não há previsão para o restabelecimento do site.

Imagem mostra aviso fornecido pelo Banco Central (BC) sobre a instabilidade no acesso ao site da instituição, no texto pode-se ler a seguinte mensagem: "o Sistema Valores a Receber (SVR) receveu demanda acima da esperada causando instabilidade no bcb.gov.br. Estamos tomando medidas para restabelecer o funcionamento normal".

Imagem: reprodução blog KaBuM!/Banco Central

Novo Sistema de Valores a Receber (SVR)

Chamada de Valores a Receber (SVR), a ferramenta foi divulgada na segunda-feira (24) pelo BC e estima-se que cerca de R$ 8 bilhões devem ser devolvidos aos brasileiros com a ajuda dela.

O recurso faz parte do serviço Registrato do Banco, que anteriormente fornecia apenas consultas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior.

Nesta matéria aqui explicamos melhor como utilizar o serviço.

Comentários

10

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
10 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Neusa Vicente de Mello
27 de janeiro de 2022 16:34

Quero sabe se tenho direito a recebe

Idair Cardoso
30 de janeiro de 2022 07:41

Preciso saber se tenho dinheiro para receber como faço

Mario Sérgio da Silva
30 de janeiro de 2022 09:08

Como faço para consulta de tenho dinheiro retido

Liduina
30 de janeiro de 2022 20:59

Gostaria de saber se tenho dinheiro pra receber

Alcione Bonatto
2 de fevereiro de 2022 17:26

Como saber ou fazer pra receber meu dinheiro de volta?

Alexandre Pereira de Lima
4 de fevereiro de 2022 12:33

Queria saber se tenho dinheiro pra receber

Igor Shimabukuro
4 de fevereiro de 2022 12:40

Olá, Alexandre! Agradecemos pelo comentário.

O Banco Central tirou o sistema temporariamente do ar por conta de instabilidade. Segundo eles, a data oficial de retorno do serviço de pesquisa e resgate de valores é dia 14 de fevereiro. Você pode continuar acompanhando o blog KaBuM! para mais atualizações sobre o assunto!

Maria francinete mesquita barbosa
5 de fevereiro de 2022 00:09

QUERIA SABER SE EU TENHO DIREITO DE RECEBER DINHEIRO

Alisson Santos Conceição
14 de fevereiro de 2022 04:02

Bom

Márcia Helena da Silva Gomes Meirelles
14 de março de 2022 14:10

Gostaria de saber se tenho dinheiro pra receber