Valores a Receber: Banco Central tira serviço do ar após sofrer instabilidade por horas
Serviço permite que Pessoas Físicas (PF) e Jurídicas (PJ) identifiquem valores em dinheiro que podem receber de instituições financeirasBy - Tissiane Vicentin, 25 janeiro 2022 às 13:16
[Atualização 2: Banco Central anuncia que site do serviço volta a funcionar em 14 de fevereiro]
Atualização: após enfrentar horas de instabilidade no acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) nesta terça-feira (25), o Banco Central decidiu retirar de vez o serviço do ar. Em nota, a instituição afirma que o lançamento “gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e do Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”.
No mesmo informativo, o BC pediu “desculpas pelo transtorno” e informou que continua a trabalhar para “que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível”, bem como o retorno do SVR — ainda, no entanto, sem informar uma previsão definitiva de volta.
Apesar da instabilidade, o BC informou que 79 mil cidadãos conseguiram acessar o Registrado (o sistema principal onde foi disponibilizado o recurso de Valores a Receber) entre segunda-feira (24), quando ocorreu o lançamento do serviço, e hoje (25). Ao todo, 8,5 mil solicitações de devolução de valores foram devidamente realizadas, os quais somam R$ 900 mil que “serão transferidos via PIX em até 12 dias úteis”, de acordo com a instituição.
—
Depois de anunciar uma nova ferramenta para ajudar cidadãos a identificarem se eles têm algum dinheiro para receber de instituições financeiras, o site do Banco Central foi impactado com a avalanche de acessos e, agora, enfrenta instabilidades.
A instituição afirma já estar trabalhando para ajustar a capacidade de atendimento, mas é possível que você encontre dificuldades ao tentar acessar o serviço nesta terça-feira (25). À Agência Brasil, a assessoria do BC relata que “o problema teve início ontem, após as 20h”.
Apesar disso, ainda não há previsão para o restabelecimento do site.
Novo Sistema de Valores a Receber (SVR)
Chamada de Valores a Receber (SVR), a ferramenta foi divulgada na segunda-feira (24) pelo BC e estima-se que cerca de R$ 8 bilhões devem ser devolvidos aos brasileiros com a ajuda dela.
O recurso faz parte do serviço Registrato do Banco, que anteriormente fornecia apenas consultas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior.
Nesta matéria aqui explicamos melhor como utilizar o serviço.
Comentários
Neusa Vicente de Mello
Quero sabe se tenho direito a recebe
Idair Cardoso
Preciso saber se tenho dinheiro para receber como faço
Mario Sérgio da Silva
Como faço para consulta de tenho dinheiro retido
Liduina
Gostaria de saber se tenho dinheiro pra receber
Alcione Bonatto
Como saber ou fazer pra receber meu dinheiro de volta?
Alexandre Pereira de Lima
Queria saber se tenho dinheiro pra receber
Igor Shimabukuro
Olá, Alexandre! Agradecemos pelo comentário.
O Banco Central tirou o sistema temporariamente do ar por conta de instabilidade. Segundo eles, a data oficial de retorno do serviço de pesquisa e resgate de valores é dia 14 de fevereiro. Você pode continuar acompanhando o blog KaBuM! para mais atualizações sobre o assunto!
Maria francinete mesquita barbosa
QUERIA SABER SE EU TENHO DIREITO DE RECEBER DINHEIRO
Alisson Santos Conceição
Bom
Márcia Helena da Silva Gomes Meirelles
Gostaria de saber se tenho dinheiro pra receber