A regra é clara: de nada adianta um PC com um processador de última geração se não houver um sistema de refrigeração adequado. Aircoolers ou watercoolers podem dar conta do recado. Mas uma torre de cobre sólido diretamente ligada à CPU pode ser uma alternativa muito mais interessante.

Calma, você não leu errado. Apesar de relativamente caro, o cobre possui propriedades extremamente condutoras, o que o torna ótimo para resfriamento. E, bem, talvez seja por isso que um entusiasta resolveu utilizar o material para regular a temperatura de seu processador.

Para que cooler quando se tem cobre?

O usuário em questão atende por That-Desktop-User no Reddit. E em uma recente postagem no fórum, ele mostrou como substituiu o cooler comum de CPU por um grande cilindro de cobre de 3,6 kg.


Poucas informações foram reveladas, mas sabe-se que a CPU em questão trata-se de um Intel Core i9 — conhecido por gerar um calor considerável. E sem nenhuma surpresa, o cilindro do metal condutor parece ser realmente eficiente, já que mantém o processador em temperaturas entre 35°C e 80°C.

É difícil imaginar que engenharias como essa serão frequentes. Apesar do setup de That-Desktop-User mostrar que o metal (de sigla Cu) é capaz de resfriar um processador sem grandes problemas, o material é caro e encontrá-lo em formatos cilíndricos de quase 4 kg será uma tarefa complicada.

Por outro lado, setups assim abrem precedentes para novas invenções de entusiastas. E com cada vez mais alternativas, no fim, quem ganha é o consumidor.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários