Upgrade para o Windows 11 foi oferecido a PCs…que não suportam Windows 11
Engano da Microsoft foi rapidamente corrigido, mas foi a segunda vez em seis meses que o Windows 11 quase chega a máquinas onde não deveBy - Rafael Arbulu, 27 fevereiro 2023 às 13:05
Pela segunda vez em seis meses, o Windows 11 acabou sendo oferecido como upgrade para computadores que não atendem aos requisitos mínimos de instalação do sistema operacional. O erro já foi corrigido pela Microsoft, segundo uma página de documentação e suporte da empresa.
O primeiro a ver o erro foi o usuário “@PhantomOcean3”, que compartilhou capturas de imagem da oferta no seu perfil no Twitter. De acordo com ele, a máquina de onde as capturas foram feitas não conta com o mínimo de memória disponível nem é um computador com certificação TPM.
Windows 11 free upgrade being offered to unsupported Windows 10 devices/VMs?
Screenshots from a Windows 10 22H2 VM that does not meet the Windows 11 system requirements, big ones being TPM (none) and RAM (2 GB) pic.twitter.com/VNNswgMLiC
— PhantomOcean3 ? (@PhantomOfEarth) February 23, 2023
Certificação TPM, ou Trusted Platform Module, é um tipo de padrão internacional para um criptografia de processamento. Na prática, máquinas com essa categorização contam com um sistema aprimorado de criptografia que permite uma maior proteção de dados de usuário (de uma forma BEM resumida, pelo menos).
De acordo com a Microsoft, a empresa percebeu o erro em 23 de fevereiro, e desde então já tratou de corrigi-lo:
“Alguns hardwares inelegíveis ao upgrade do Windows 10 para o Windows 11, versão 21H2 foram oferecidos de forma incorreta. Esses dispositivos inelegíveis não tendem aos requisitos mínimos para rodar o Windows 11. Dispositivos que encontraram este erro não conseguiram completar a instalação do processo de upgrade.” – Microsoft
Oficialmente, o Windows 11 exige, como configuração mínima, um computador com processador Intel de oitava geração (Coffee Lake) ou equivalente, pelo menos 4 GB de memória (RAM) e 64 GB de espaço de armazenamento interno. Embora existam instâncias de exceção onde o sistema operacional roda com menos memória que o mínimo pedido, a Microsoft ressalta, por meio de marcas d’água na tela, que essas configurações não estão otimizadas para ele.
Ao contrário do ocorrido nesta ocasião, o ano passado viu a Microsoft levar uma oferta de upgrade similar à atual, porém, usuários que começaram o processo de instalação foram capazes de finalizá-lo, criando uma confusão sobre o que de fato configuram os “requisitos mínimos” pedidos pela empresa.
Paralelamente, a primeira tela do Windows 12, que ainda nem foi lançado, acabou sendo revelada recentemente.
Comentários