A Microsoft disponibilizou uma atualização que fez com que uma ferramenta importante do Google Chrome apresentasse erros. O recurso nada mais é que um botão que permite que os usuários troquem seu navegador padrão com um único toque.

Ao que parece, o update de abril do Windows, identificado como KB5025221, fez com que a funcionalidade tivesse problemas para os usuários – sejam eles da versão padrão ou corporativa do sistema operacional.

No primeiro caso, ao clicar no botão, as configurações padrão do Chrome são abertas, mas sem qualquer mudança no padrão de navegação. Já para os usuários corporativos, toda vez que o navegador do Google é aberto, a página de configurações do app padrão do Windows também abre automaticamente.

Ilustração Windows 12

Imagem: Wachiwit/Shutterstock

Foi observado que a página de configurações só é aberta quando o Windows detectava que o navegador padrão é o Google Chrome. “Isso não acontece se mudarmos o navegador padrão para o Edge”, descreve um técnico de TI em um dos fóruns de suporte da Microsoft.

Atualmente, o Firefox também conta com a mesma ferramenta do Chrome – e que, coincidentemente, também passou por problemas relacionados à questão após um update do Windows.

“Ao usar máquinas Windows, os usuários do Firefox rotineiramente encontram esses tipos de barreiras, como substituir sua seleção de navegador padrão ou pop-ups e avisos enganosos tentando persuadi-los de que o Edge é de alguma forma mais seguro. Já passou da hora da Microsoft respeitar as preferências das pessoas e permitir que eles usem o navegador que quiserem sem interferir em sua escolha”, declara Steve Teixeira, diretor de produtos Mozilla.

Windows e o Edge

Microsoft Edge

Imagem: Shutterstock

O Microsoft Edge é um navegador que se assemelha bastante com o Google Chrome. Isso porque ambos são construídos sob a mesma tecnologia. Mesmo assim, a Microsoft continua a tentar fazer com que usuários deem preferência para seu navegador.

Seja ao colocar propagandas de que o software usado pelos usuários é ultrapassado e que o Edge é mais seguro, ou até em condições mais extremas, como uma implementação que vai obrigar o Outlook e o Teams a ignorar o navegador padrão da máquina e abrir links somente no Microsoft Edge.

Surgiram no Reddit diversas mensagens de pessoas que encontraram no centro de administração do Microsoft 365 detalhes sobre as mudanças. “Links da Web de contas do Azure Active Directory (AAD) e contas da Microsoft (MSA) no aplicativo Outlook para Windows serão abertos no Microsoft Edge em uma única exibição, mostrando o link aberto lado a lado com o e-mail de onde veio”, descreve o informativo.

Embora isso não afete a escolha de navegador padrão feita pelo usuário, a implementação ignora a escolha marcada no sistema. Isso se junta a outra abordagem da empresa, encontrada nos widgets do Windows 11 e na experiência de busca feita diretamente pela barra Pesquisar.

A Microsoft tentou essa mudança outras vezes em outras frentes, como no app padrão de e-mail do Windows 10 em 2018, quando abria os links enviados por e-mail no Edge. Isso gerou diversas reações dos testadores beta do sistema e, por isso, a ideia foi abandonada.

Anos depois, em 2020, a empresa tentou forçar a mudança do mecanismo de pesquisa padrão do Chrome para o Bing, mas os usuários também não ficaram satisfeitos.

Via: TechSpot/The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários