Início Softwares Atualização do Windows 10 causa problemas de performance em jogos

Atualização do Windows 10 causa problemas de performance em jogos

Atualização de abril para o Windows 10 está deixando jogos lentos para donos de placas da Nvidia e AMD. Saiba como resolver o problema!

A Microsoft libera atualizações de forma constante para adicionar novos recursos e melhorar o Windows 10. Após ter lançado uma atualização que estava causando a tela azul da morte em março, ao que tudo indica, um novo update da empresa para o sistema está causando problemas diferentes para o público gamer.

De acordo com relatos publicados no Reddit, após a atualização de abril, o Windows 10 passou a apresentar um desempenho ruim em jogos, que antes estariam rodando sem problemas. Por lá, um usuário com um Ryzen 5 3600 e uma RTX 3070 reclama de estar com stutterings (travamentos) constantes no Doom Eternal e que nem mesmo reinstalar ou atualizar os drivers solucionou seu problema.

Já outros usuários, apesar de não estarem enfrentando tantos travamentos, viram uma queda considerável na quantidade de FPS. Um deles, inclusive, menciona que no CoD: Warzone, caso o V-sync não esteja ativado, o jogo fica abaixo dos 60 FPS. De forma geral, aparentemente, o problema vem afetando mais usuários com placas Nvidia, mas alguns relatos de pessoas com placas da AMD com problemas também foram registrados.

Como solucionar o problema desta atualização do Windows 10

Esta atualização do Windows 10 que trouxe problemas nos jogos chegou até mesmo a chamar a atenção da Nvidia. Enquanto não sai uma correção oficial por parte das empresas, a remoção dos últimos pacotes de atualizações do sistema pode resolver este problema. Veja como fazer:

1. Inicie o Windows 10 normalmente e aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a sua tela de “Configurações”;

2. Clique em “Atualização e Segurança”;

Como corrigir a performance dos jogos após atualização do Windows 10 - Passo 1

3. Na nova tela, clique em “Exibir histórico de atualização”;

Como corrigir a performance dos jogos após atualização do Windows 10 - Passo 2

4. Agora, vá em “Desinstalar atualizações”;

Como corrigir a performance dos jogos após atualização do Windows 10 - Passo 3

5. Selecione a atualização “KB5000842” e clique em “Desinstalar”. Reinicie o computador. Em nossa imagem,, a atualização mencionada não aparece pois não foi instalada, mas o procedimento é o mesmo;
Caso o problema persista, procure pelas atualizações KB5001330 e KB5001337 para removê-las. Então, reinicie o computador.

Como corrigir a performance dos jogos após atualização do Windows 10 - Passo 4

Pronto! A partir deste momento, as atualizações que estão causando um desempenho ruim em jogos devem deixar de ser um problema. Aqui, vale notar que, dependendo da versão do Windows 10 instalado em seu PC, nem todas as atualizações devem aparecer instaladas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Tive esse problema com uma rx 580, em jogos básicos como valorant e rocket league, o fps não passava de 60 mesmo no mínimo ou com td no baixo.
    Instalei uma versão modificada do Windows 10 2004 e o problema foi corrigido, agora os mesmos jogos ficam com mais de 100 fps no alto…

  2. Comprei o Horizon Zero Dawn no sábado e estava jogando de boa com gráfico no ultra, aí desde segunda feira (dia que fiz a atualização do win) o jogo só tá rodando sem travar com gráfico no médio, agora tá explicado o motivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES