Open Banking: após um ano, menos de 2% concordaram em compartilhar dados com outros bancos
Frente aos quase 180 milhões de correntistas, Sistema Financeiro Aberto teve pouco impacto neste primeiro anoBy - Liliane Nakagawa, 1 fevereiro 2022 às 19:35
Nesta terça-feira (1), o Open Banking — Sistema Financeiro Aberto — completou o primeiro ano de existência. Dados mais recentes do Banco Central apontam que, de 180 milhões de correntistas no país, apenas 3,3 milhões clientes (1,8%) deram consentimento para compartilhar dados com outras instituições financeiras. Janeiro terminou com 100 milhões de conexões mensais.
https://youtu.be/lnIr-pqTQVc
Na prática, o Open Banking só introduziu o compartilhamento de informações em agosto do ano passado, quando clientes começaram a receber ofertas com base no perfil, histórico financeiro e soluções personalizadas.
A disponibilização de informações padronizadas entre instituições financeiras começou com fortes expectativas do mercado, com uma pesquisa no primeiro mês de Opening Banking apontando que 65% dos brasileiros estariam dispostos a compartilhar seus próprios dados para obter melhores taxas.
Dois meses depois, outubro e terceira fase do Open Banking, clientes que já estavam inseridos no ecossistema passaram a compartilhar históricos financeiros, acessar serviços de pagamento fora da instituição financeira confiada, além de poderem solicitar empréstimos por aplicativo.
Já em 15 de dezembro, a quarta etapa avançou para além do âmbito bancário, incluindo o compartilhamento de dados, informações e histórico para serviços como seguros, investimentos e câmbio.
Comentários