Apesar de ser um jogo bem do agradável, Mario + Rabbids: Sparks of Hope não foi bem nas vendas – ou, pelo menos, não tão bem quanto a publisher francesa Ubisoft gostaria que fosse, já que um relatório emitido pela empresa a seus investidores reconheceu que, apesar do investimento na divulgação e marketing do título e mesmo com ele sendo bem recebido por crítica e público, o volume de vendas fraco foi uma “surpresa”.

O relatório em questão ainda aponta para o adiamento de Skull and Bones, já mencionado pelo blog KaBuM! na última quarta-feira (11), e diz que a Ubisoft deve concentrar seus esforços em ampliar a abrangência de suas maiores marcas em um investimento de €200 milhões (R$ 1,11 bilhão) nos próximos dois anos – mas também cortar custos de pessoal e promover uma reestruturação interna.

Captura mostra trecho de relatório em que a Ubisoft reclama do mau desempenho de Mario + Rabbids: Sparks of Hope

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Traduzindo a parte destacada:

“Apesar das críticas excelentes e da boa recepção dos jogadores, bem como um plano de marketing ambicioso, ficamos surpresos pelo mau desempenho de Mario + Rabbids®: Sparks of Hope nas semanas finais de 2022 e no início de janeiro. Just Dance® 2023 também teve uma performance aquém do esperado.” – Yves Guillemot, CEO da Ubisoft

Mario + Rabbids Sparks of Hope - BGS 2022

Imagem: Reprodução/Nintendo

A situação gerou uma resposta do CEO da empresa, Yves Guillemot: em um e-mail enviado aos funcionários e obtido pelo Kotaku, o executivo disse que a responsabilidade de reverter o quadro negativo é de todos, pedindo que todos analisem com cuidado expectativas de custos e garantam o sucesso daquilo que chamou de “o maior pipeline de jogos da história” da Ubisoft.

“Hoje, mais do que nunca, eu preciso de toda a sua energia e compromisso para garantir o nosso retorno ao caminho de sucessos. Eu também estou urgindo que cada um de vocês seja especialmente cuidadoso e estratégico com seus gastos e iniciativas, a fim de assegurar que sejamos o mais eficiente e econômicos possível” – Guillemot

Ainda de acordo com o site, que falou com três funcionários da empresa em condição de anonimato, a Ubisoft já está promovendo cortes orçamentários, e os três já sabem que não terão repostas vagas deixadas em aberto por colegas que deixaram a empresa recentemente. Vagas para trabalhos temporários – freelancers, basicamente – também foram reduzidas tanto em quantidade como em remuneração.

Em outras palavras: contratando menos gente e, dos que são contratados, os salários são menores.

A ideia é fazer com que a economia de custos em pessoal e reestruturação renda investimentos em quatro grandes projetos vindouros da francesa: Assassins’s Creed Mirage, Avatar: Frontiers of Pandora e o já mencionado Skull and Bones. A Ubisoft afirmou que ainda tem mais um projeto de grande escala que ainda não anunciou.

via Ubisoft | Kotaku

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