Em ‘demake’, vídeo brasileiro recria Assassin’s Creed Black Flag, só que no PSX
Originalmente lançado no PlayStation 3, Black Flag foi “enfeiado” por youtuber, que mostra que mesmo no console antigo, ele ainda seria divertidoBy - Rafael Arbulu, 16 dezembro 2023 às 10:00
Já falamos muito sobre como certos jogos ficam ainda mais bonitos com a Unreal Engine, mas e quando um jogo belíssimo fica propositalmente “feio”? A prática se chama “demake” e o mais novo projeto do tipo envolve um jogo bem conhecido – Assassin’s Creed IV: Black Flag, vulgo “jogo do piratinha assassino”.
A obra vem pelo canal brasileiro “Rustic Games” no YouTube, que se especializa em adaptar jogos em visuais fora de suas zonas de conforto, apenas para criar uma perspectiva diferente. O vídeo pode ser apreciado logo abaixo:
Um “demake” não é apenas uma empreitada de redução de gráficos. Muita coisa deve ser considerada para se executar algo do tipo. No caso de Black Flag, até a perspectiva de visão do jogo teve que ser alterada para um formato “top down” com câmera contextualmente variável, que se altera dependendo da ação que você toma.
Em termos práticos: Metal Gear Solid, com seus olhos acima, pelo “teto”; e uma visão diferente, aproximada do protagonista, em momentos específicos como se escondendo atrás de uma parede, por exemplo.
A razão para isso é óbvia: o PlayStation original é consideravelmente mais fraco que o PlayStation 3, e os ambientes renderizados em alta fidelidade física na terceira iteração dos consoles da Sony tinham a capacidade tecnológica para isso, ao contrário do seu primeiro aparelho no setor.
De qualquer forma, o resultado parece ser algo bem interessante de se ver. O Rustic Gamer BR, sendo um canal brasileiro, certamente merece a sua visita – outros demakes feitos por eles incluem Resident Evil 4 Remake (sim, um demake do remake), Elden Ring e Dead Space.
Comentários