As preferências pessoais e políticas de Elon Musk têm guiado uma série de decisões políticas no Twitter desde que o novo proprietário da empresa assumiu o controle. Depois de banir a conta @ElonJet, que rastreava o seu jato particular, a nova política criada para explicar tal proibição suspendeu desta vez o concorrente de código aberto Mastodon na tarde de quinta-feira (15).

Pouco antes, o perfil do Mastodon (@joinmastodon) havia tweetado um link para a conta de rastreamento do jato, de acordo com os arquivos. A partir das 18h30, os links para o Mastodon pararam de funcionar e foram sinalizados como “potencialmente prejudiciais”.

Alguns links tweetados para alguns servidores sem o nome Mastodon no domínio — como links para journa.host e outros — ainda pareciam funcionar em testes realizados pelo TechCrunch, o que já não ocorria com mstdn.social e mastodon.social.

A suspensão dos links afetou também os usuários que tinham adicionado o link do perfil do Mastodon na descrição da bio do Twitter: agora, quaisquer links para servidores que aponte para servidores bloqueados do concorrente são desativados e acompanhados do aviso “atenção: este link pode não ser seguro”.

Mais de duas horas depois, o serviço aumentou a lista de links para servidores Mastodon bloqueados, desta vez sem referência direta ao nome de domínio, como journa.host e SciComm.xyz.

Twitter suspende conta de concorrente Mastodon

Políticas do Twitter de acordo com as razões pessoais de Musk

Embora no início de novembro Musk tenha dado um tom diferente sobre a conta banida pertencente ao estudante da Flórida Jack Sweeney, as preferências pessoais do novo proprietário do serviço têm servido em muitos momentos como um guia para as decisões políticas do Twitter. “Meu compromisso com a liberdade de expressão se estende até mesmo a não proibir a conta seguindo meu avião, mesmo que isso seja um risco direto à segurança pessoal”, tweetou Musk.

Twitter suspende conta de concorrente Mastodon

Vale lembrar que o empresário declarou inicialmente que qualquer conteúdo que não fosse ilegal teria permissão na rede social, desde então, contas específicas acabaram suspensas por razões pessoais, incluindo de vários jornalistas.

Ao contrário da definição de regras por um único indivíduo, o Mastodon, uma alternativa federada ao Twitter e de código aberto, é mantido por instâncias separadas e abertas da rede social, cujos servidores são administrados por indivíduos que podem definir regras, com a diferença de que usuários também tem o poder de migrar para outro servidor caso não concordem com tais escolhas ou mudanças.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress