É um conto tão velho quanto o próprio nascimento do Twitter (atual “X”): alguém lhe irrita ou ofende na rede social, você bloqueia aquele perfil e, consequentemente, a pessoa por trás dele não será capaz de interagir com você em nenhum aspecto.

Não mais. De acordo com o ex-CEO e atual chairman da empresa, Elon Musk, a função de “block” será extinguida do Twitter, e sua manutenção será relegada apenas às mensagens diretas, não às interações públicas:

O executivo bilionário afirmou apenas que “ela não faz sentido”. A notícia não foi recebida pelo público e, no que pode ser a primeira vez em que fãs e opositores de Musk uniram forças, todos os internautas que interagiram com a publicação do homem mostraram descontentamento com as suas intenções.

“Na minha opinião, ela é algo válido de se ter. Infelizmente, trolls e spammers sempre aparecem. Os haters sempre tentarão ganhar alguma fama ao atacar contas e destruírem seus nomes ou controlar as experiências dos outros. Pelo menos para o usuário final.”

“Faz todo o sentido que nós tenhamos um botão de bloqueio. Existem vários perfis nefários e tantas contas de spam e bots que são muito irritantes, e a função de bloqueá-las é a única solução para eles.”

“Na verdade, faz [sentido] sim. As pessoas têm o direito de escolher quem pode lhes acessar online. Você não tem ideia. Existem muitas pessoas que passaram por coisas como abuso e assédio online, é honestamente um problema real. Nem todo mundo é você ou tem as suas ferramentas à disposição. Eu imploro que você POR FAVOR reconsidere isso.”

“Eu já tive que bloquear pessoas que estavam tentando descobrir onde eu e meus filhos vivem. É uma função essencial, por várias razões de privacidade.”

Por que tirar o ‘block’ do Twitter?

Ao contrário de muitas de suas outras ações desde que tomou o controle do Twitter, Elon Musk não explicou o motivo pelo qual a sua empresa “bloquearia o block”, com o perdão do trocadilho. Limitando-se apenas a dizer que ela “não faz sentido”, Musk também não estabeleceu um processo para a sua remoção, quando isso deve acontecer ou se teremos alguma espécie de substitutivo.

Por ora, nada é certo e, se o histórico de decisões de Musk for qualquer indício, é provável que ele volte atrás na decisão. Mas a mera ideia de eliminar algo que potencialmente protege seus usuários online já foi suficiente para deixar os referidos usuários bem infelizes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários