Na contramão das plataformas sociais, que estão implementando recursos para que usuários possam esconder o número de curtidas e visualizações, o Twitter agora liberou um recurso e passa a exibir o número de views em todos os posts. A modificação segue um padrão já aplicado para vídeos postados no serviço.

A atualização já foi liberada para alguns usuários, como mostra o tweet abaixo (via The Verge), e deve chegar à base por completo nos próximos dias.

A motivação para o View Count do Twitter

De acordo com Elon Musk, dono e atual CEO da plataforma, exibir o número de views publicamente mostra “o quanto o Twitter está mais vivo do que pode parecer”, visto que, ainda de acordo com ele, mais de 90% dos usuários visualiza publicações, mas não necessariamente interage.

Também segundo o post de Musk, apesar do recurso ter recebido o nome de View Count, ou seja, literalmente um “Contador de Visualizações”, o que ele faz na verdade é contabilizar as impressões de cada post.

Em tempo: no mundo das mídias sociais, o termo “Impressões” se refere ao número de vezes em que um conteúdo é exibido para os usuários da plataforma. Em geral, esse valor é sempre maior do que os “Views”, porque as visualizações contabilizam números únicos com relação ao conteúdo consumido.

Na prática, isso significa que se o usuário “A” foi impactado por um mesmo conteúdo 5 vezes em um dia, e o usuário “B” foi impactado 2 vezes por esse mesmo conteúdo, o total de impressões do conteúdo será de 7 e não 2. Nesse sentido, a conta é feita com base no número de vezes que o post foi exibido para alguém e não no número de pessoas que de fato visualizou a publicação.

Considerando esse conceito, o argumento de Musk fica um tanto confuso já que ele afirma que o objetivo da mudança é mostrar o “real engajamento” da plataforma, contabilizando até mesmo que as pessoas que não curtiram, compartilharam ou responderam algum post — ou seja: ele está falando sobre as interações propriamente ditas, mas o fato de passar a exibir as impressões não reflete um impacto direto em engajamento.

Mãos aparecem sobre um teclado de notebook e acima há o desenho de interações possíveis em mídias sociais, ilustrando tipos de engajamento como views, likes e compartilhamento

Imagem: 24Novembers/Shutterstock

Outra questão a ser considerada com esse ajuste é o fato de a natureza do Twitter ser a oferta de uma plataforma com rolagem rápida, para que o usuário possa se informar ou entreter também de forma acelerada — até por isso, desde a sua fundação, a proposta é limitar o número de caracteres possíveis em uma única postagem.

Cada pessoa que interage com o serviço, portanto, costuma passar rapidamente por muitos posts em um único dia, sem necessariamente parar ler cada uma das publicações (apenas o que realmente interessar). Qual seria, então, a real finalidade de liberar publicamente o número de impressões? Este ainda é um mistério.

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