A guerra entre Elon Musk e Apple acaba de ganhar um novo capítulo polêmico. Isso porque, segundo o The Information, o homem mais rico do mundo acaba de estipular uma mudança estratégica que tornará a assinatura do Twitter Blue mais cara para donos de iPhones.

De acordo com uma fonte a par do assunto, o serviço pago da rede — que também concederá o selo de verificado ao usuário — custará US$ 11 por mês no celular da Apple. Já quem fizer a assinatura pelo site terá US$ 4 de desconto e pagará uma mensalidade mais barata de US$ 7.

É dito que a nova decisão já está valendo para alguns funcionários do Twitter, mas até o momento, não se sabe quando o Twitter Blue retornará para o público em geral.

A estratégia do Twitter de Elon Musk

Tudo indica que esse reajuste de preço no iPhone é uma estratégia para driblar as taxas cobradas pela App Store. Como se sabe, a loja da Apple cobra uma comissão de 30% de todas as transações feitas em apps alocados em seu ecossistema, o que já rendeu muita discussão e processos grandiosos.

Essa estratégia se torna ainda mais clara após as recentes cutucadas de Musk à Apple. Tanto que o bilionário chegou a tweetar com tom de ironia, no último dia 28, sobre a taxa cobrada pela empresa da maçã.

“Você sabia que a Apple coloca um imposto secreto de 30% em tudo que você compra na App Store?”, publicou o dono do Twitter.

Logo, esse acréscimo seria uma forma da rede social contornar a comissão de 30% sem perder dinheiro. Além disso, ao colocar um preço mais baixo caso o usuário efetue o pagamento diretamente pelo site, o Twitter conseguiria matar dois coelhos em uma cajadada só: aumentar o número de assinaturas sem a cobrança da taxa e, de quebra, “boicotar” a App Store.

Montagem mostra o Twitter exibido em um celular, com notas de dólares ao fundo e o rosto de elon musk em preto e brando desfocado do centro

Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock.com

O curioso é que o Google Play, presente nos dispositivos Android, também cobra uma taxa similar à da App Store. Mas por ora, não foi mencionado se usuários da plataforma também terão de pagar essa assinatura mais cara do Twitter Blue.

Procurados pela Reuters, Apple, Google e Twitter não responderam a um pedido de comentário sobre o tema.

Via: Wccftech e Reuters

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