Twitter anuncia selo para identificação de contas bots em sua plataforma
Apesar de não ser obrigatório, recurso poderá rotular perfis do Twitter automatizadosBy - Igor Shimabukuro, 10 setembro 2021 às 12:13
O Twitter acaba de anunciar um novo recurso que pode facilitar a identificação de bots em sua plataforma. Agora, as contas automatizadas poderão adicionar rótulos em seus perfis para que sejam facilmente diferenciadas das contas alimentadas por seres humanos.
O recurso não será obrigatório, mas quem quiser identificar o perfil como bot poderá adicionar o rótulo “Automatizado” à conta. Deste modo, os usuários rapidamente identificarão perfis bots em seus feeds. Informações sobre o real dono da conta também poderão ser incluídas no perfil.
What's a bot and what's not? We're making it easier to identify #GoodBots and their automated Tweets with new labels.
Starting today, we’re testing these labels to give you more context about who you're interacting with on Twitter. pic.twitter.com/gnN5jVU3pp
— Twitter Support (@TwitterSupport) September 9, 2021
Segundo a companhia, a medida foi baseada em pesquisas cujos resultados indicaram que os usuários da rede social gostariam de mais contexto sobre as contas operadas por robôs. A expectativa é de que o selo aumente as legitimidades das contas e construa mais confiança e transparência com seus respectivos públicos.
Uma prévia do recurso tinha sido anunciada em maio deste ano, mas os testes envolveram apenas um grupo restrito de desenvolvedores. A plataforma espera distribuir o selo para todos os desenvolvedores até o fim do ano.
Twitter x “maus bots”
A medida também servirá como filtro para a própria rede social. A empresa já possui uma política para a remoção de perfis robôs que violam as regras da plataforma, que geralmente estão ligadas a casos de assédio, disseminação de ódio ou propagação de fake news.
Não à toa, a rede social removeu dezenas de milhões de contas bots nos últimos anos.
Contudo, o Twitter também acredita que existam “bons bots”, responsáveis por divulgar atualizações sobre a campanha de vacinação, informações sobre atividades sísmicas ou mesmo materiais públicos de museus.
Resta saber se a iniciativa terá resultados positivos: como o recurso não será obrigatório, é difícil imaginar que a maioria das contas bots queiram se identificar como perfis automatizados. A implementação deverá comprovar (ou não) a tese.
Fonte: BBC
Comentários