Deu ruim! Twitch volta a proibir nudez explícita ficcional na plataforma
Após mudança nas políticas no último dia 13, Twitch foi tomada por conteúdos NSFW e teve de voltar atrás da decisãoBy - Igor Shimabukuro, 18 dezembro 2023 às 11:52
Dois dias após afrouxar sua política envolvendo conteúdos sexuais, a Twitch voltou atrás e deixou de liberar nudez artística e ficcional em sua plataforma depois de ser infestada por conteúdos NSFW.
Como reportado aqui no blog KaBuM!, a empresa reestruturou sua política sobre conteúdos sexuais na última quarta-feira (13) sob a justificativa de amparar artistas e facilitar o entendimento do que pode e do que não pode ser transmitido.
E as mudanças contemplavam quatro pontos importantes:
- conteúdo que “destaque deliberadamente seios, nádegas ou região pélvica”, mesmo quando totalmente cobertos;
- seios e/ou órgãos genitais ou nádegas ficcionalizados (desenhados, animados ou esculpidos) totalmente expostos, independentemente do gênero;
- escrita corporal em seios e/ou nádegas com apresentação feminina, independentemente do gênero;
- danças eróticas que envolvem ou ato de se despir ou gestos como se estivesse se despindo, tais como strip-teases.
O grande problema é que poucas horas após a mudança, a plataforma foi tomada por conteúdos de nudez ficcional — como desenhos, artes e até imagens de animes voltados para o público adulto.
Logo, quem acessou o site no dia seguinte à reestruturação foi bombardeado por lives NSFW. Enquanto isso, streams de jogos e conversas aparentemente ficaram em segundo plano.
E consequentemente, a comunidade repercutiu negativamente sobre o caso.
Twitch volta atrás
Diante do impasse, Dan Clancy, CEO da Twitch, escreveu um post no blog do site para pedir desculpas à comunidade e explicar os receios oriundos da mudança.
“Após reflexão, decidimos que fomos longe demais com esta mudança. As representações digitais de nudez apresentam um desafio único: a IA pode ser usada para criar imagens realistas e pode ser difícil distinguir entre arte digital e fotografia”, justificou o executivo.
Isso significa que, a partir de agora, “usuários estão proibidos de transmitir ou enviar conteúdo que contenha representações de nudez real ou fictícia, independentemente do meio utilizado para criá-lo”.
Estão permitidos conteúdo educacional de história da arte ou arte pública que possa apresentar figuras nuas estão isentos desta política. E outras medidas anteriormente alteradas não serão revertidas — ao menos por ora.
Via: Engadget
Comentários