State of Stream: Twitch soma 1,9 bilhão de horas de visualizações em agosto; Gaules aparece entre principais streamers
Facebook Gaming totalizou 399 milhões de horas, enquanto o YouTube Gaming teve uma audiência de 305 milhões de horasBy - Tissiane Vicentin, 20 setembro 2022 às 9:44
A Twitch permanece na liderança quando o assunto é streaming de games. A plataforma somou 1,9 bilhão de horas de visualizações no mês de agosto, superando o mês anterior de 1,7 bilhão registrado pelo levantamento State of Stream, realizado pela plataforma de serviços para produção de conteúdo e transmissão ao vivo StreamElements, com base em dados fornecidos pela Rainmaker.gg.
Ainda de acordo com os dados do estudo, os principais rivais da Twitch ficaram bem atrás: Facebook Gaming totalizou 399 milhões de horas, abaixo das 424 milhões registradas no mês anterior. Enquanto isso, o YouTube Gaming teve uma audiência de 305 milhões de horas contabilizadas, um singelo crescimento frente aos 292 milhões de julho.
“Desde quando a obrigatoriedade de ‘ficar em casa’ foi suspensa, a dificuldade de manter os picos de audiência nas principais plataformas de streaming foi reduzindo gradualmente. Vimos que os números atingiram um possível platô em junho e agora, após três meses consecutivos de crescimento lento para a Twitch e o YouTube Gaming, isso pode significar o fim de quaisquer grandes quedas baseadas na retenção relacionada à pandemia. O YouTube cresceu 4%, atingindo 305 milhões de horas assistidas, enquanto a Twitch subiu 3%, ou 1,86 bilhão de horas”, afirma Chase (sim, só Chase), head de comunicação da StreamElements.
Ainda de acordo com Chase, a contratação dos streamers Sykkuno, em maio, LilyPichu e Myth, em junho e, mais recentemente em setembro, Swagg e Fuslie pelo YouTube poderão impactar positivamente no número de horas visualizadas na plataforma.
Além disso, o estadunidense Richard Tyler Blevins, outro grande streamer da Twitch conhecido como “Ninja”, assinou um acordo na plataforma que o liberada para poder realizar transmissões de qualquer serviço – incluindo o YouTube e Facebook. Algo que, na visão de Chase, pode trazer movimentações interessantes para os números nos próximos meses.
What it feels like streaming everywhere pic.twitter.com/7EXX7y70dW
— Ninja (@Ninja) September 14, 2022
Os streamers que dominam as pesquisas
O Brasil entra como um dos destaques do ranking quando o assunto são streamers. Na lista, o País figura na sexta posição do top 10 com o streamer Gaules.
O canadense xQc que encabeça a lista por dois meses consecutivos, seguido pelo novato argentino Iván Buhajeruk, que responde pelo codenome ElSpreen e ganhou o segundo lugar no top 10 da Twitch, conhecido nas redes por seus vídeos de Minecraft – os quais iniciou o upload aos 12 anos, em 2000.
A lista dos principais da Twitch é completada pelo espanhol Raúl Álvarez Genes, o AuronPlay; o estadunidense Tyler Faraz Niknam (Trainwreckstv) e seu conterrâneo Kai Cenat; que chama atenção por ter mais que dobrado suas horas assistidas na plataforma, passando de 3,5 milhões para 9 milhões. Integram também o ranking o turco-americano Tarik — conhecido ex-jogador de CS:GO, em sétimo lugar; o brasileiro Victor Augusto — mais conhecido como Coringa (LOUD_Coringa); o também turco-americano Hasan Piker (conhecido como HasanAbi), e o espanhol Ibai Garatea, ou apenas “ibai”.
Já a lista dos top 10 do YouTube Gaming, o destaque vai para os streamears japoneses, que respondem por metade do ranking. Uma particularidade dos streamers do Japão é que, dos cinco listados no ranking, três são avatares virtuais femininas, ou VTubers — como também são chamadas. Elas ocupam as posições #4, #5 e #6 — respectivamente: CodeMiko, Usada Pekora e Oozora Subaru.
“Por que o formato de avatar VTube democratiza o streaming ao colocar o apelo primariamente na habilidade do criador de conteúdo em entreter, marcas devem esperar que essa categoria seja uma grande impulsionadora de views à medida que eles [os avatares] crescem em campanhas”, afirma Gil Hirsch, CEO da StreamElements.
Os outros dois nomes que complementam a lista de japoneses são: Cheeky (tttcheekyttt) e Jun Channel.
Já o topo do ranking do YouTube é encabeçado pelo streamer estadunidense Darren Watkins, conhecido como IShowSpeed; e também pelo espanhol Samuel De Luque (vegeta777), o estadunidense Herschel Beahm (que é conhecido não apenas pelo codenome Dr Disrespect, mas também pelo seu curioso look composto por bigode, óculos escuros e mullets); e o estadunidense Ludwig Ahgren, conhecido apenas pelo seu nome Ludwig.
A supremacia da Twitch e os games das streams
Enquanto os dados apontam para uma inegável preferência de espectadores pela Twitch, há alguns outros números que apontam para os jogos que mais chamam atenção: Fall Guys estava entre os top 50 da Twitch em maio. Mas foi o game ser liberado gratuitamente e em diversas plataformas no fim de junho, que o jogo disparou para o topo do ranking, alcançando a posição de número 10 na Twitch e no YouTube Gaming já em julho.
O jogo contabilizou 42 milhões de horas assistidas, o que representou um aumento de 131% para o jogo na Twitch; já para o YouTube Gaming, o jogo registrou 5,7 milhões de horas, ou um aumento de 33%. Em agosto, no entanto, Fall Guys desceu algumas casas, ficando na posição de número #22 na Twitch e #19 no YouTube.
Monster Hunter Rise também ganhou destaque dentre os jogos que escalonaram no YouTube durante julho, conseguindo manter sua posição durante o mês seguinte. Em 30 de junho, com o lançamento da enorme expansão Monster Hunter Rise: Sunbreak, o game viu seu total de horas assistidas na plataforma do Google dispararem 147%, passando de 3,4 milhões para 8,5 milhões de horas assistidas. Já em agosto, o game registrou uma leve queda de 22%, chegando a contabilizar 6,6 milhões de horas assistidas.
Quais outros games registraram crescimento durante mês sobre mês de agosto? Na Twitch, GTA V foi um dos que mais cresceu, com 13% a mais de horas assistidas, ou 127 milhões de horas totais; seguido por Minecraft (aumento de 84%, ou 89 milhões/horas totais), Dota 2 (+30%, ou 56 milhões/horas totais) e Slots (+17%, ou 51 milhões/horas totais).
Já no YouTube, dentre os principais títulos com crescimento mês a mês estão: GTA Online (+60%, ou 10 milhões/horas totais), Rust (+30%, ou 7 milhões/horas totais), Fortnite (+20%, ou 6,9 milhões/horas totais) e PUBG Mobile (+33%, ou 6,6 milhões/horas totais).
Apex Legends foi um dos games que se destacou por fazer uma dobradinha de aumento de horas assistidas em ambas as plataformas, com crescimento de 5% na Twitch e de 30% no YouTube, ou 52 milhões e 14 milhões de horas totais assistidas, respectivamente.
Além dele, outro que aparece com crescimento tanto na Twitch quanto no YouTube é League of Legends. O jogo de estratégia da Riot pontuou 129 milhões de horas assistidas na primeira plataforma (+15%) e 9 milhões na segunda (+21%).
Comentários