A Twitch permanece na liderança quando o assunto é streaming de games. A plataforma somou 1,9 bilhão de horas de visualizações no mês de agosto, superando o mês anterior de 1,7 bilhão registrado pelo levantamento State of Stream, realizado pela plataforma de serviços para produção de conteúdo e transmissão ao vivo StreamElements, com base em dados fornecidos pela Rainmaker.gg.

Ainda de acordo com os dados do estudo, os principais rivais da Twitch ficaram bem atrás: Facebook Gaming totalizou 399 milhões de horas, abaixo das 424 milhões registradas no mês anterior. Enquanto isso, o YouTube Gaming teve uma audiência de 305 milhões de horas contabilizadas, um singelo crescimento frente aos 292 milhões de julho.

Dados do estudo State of Stream, sobre horas assistidas nas plataformas Twitch, Facebook Gaming e YouTube Gaming

Horas assistidas entre junho e agosto nas plataformasFacebook Gaming, Twitch e YouTube Gaming – Imagem: StreamElements

“Desde quando a obrigatoriedade de ‘ficar em casa’ foi suspensa, a dificuldade de manter os picos de audiência nas principais plataformas de streaming foi reduzindo gradualmente. Vimos que os números atingiram um possível platô em junho e agora, após três meses consecutivos de crescimento lento para a Twitch e o YouTube Gaming, isso pode significar o fim de quaisquer grandes quedas baseadas na retenção relacionada à pandemia. O YouTube cresceu 4%, atingindo 305 milhões de horas assistidas, enquanto a Twitch subiu 3%, ou 1,86 bilhão de horas”, afirma Chase (sim, só Chase), head de comunicação da StreamElements.

Ainda de acordo com Chase, a contratação dos streamers Sykkuno, em maio, LilyPichu e Myth, em junho e, mais recentemente em setembro, Swagg e Fuslie pelo YouTube poderão impactar positivamente no número de horas visualizadas na plataforma.

Além disso, o estadunidense Richard Tyler Blevins, outro grande streamer da Twitch conhecido como “Ninja”, assinou um acordo na plataforma que o liberada para poder realizar transmissões de qualquer serviço – incluindo o YouTube e Facebook. Algo que, na visão de Chase, pode trazer movimentações interessantes para os números nos próximos meses.

Os streamers que dominam as pesquisas

O Brasil entra como um dos destaques do ranking quando o assunto são streamers. Na lista, o País figura na sexta posição do top 10 com o streamer Gaules.

Streamer Gaules

Gaules, um dos streamers brasileiros que figura entre os 10 principais – Imagem: reprodução Twitch

O canadense xQc que encabeça a lista por dois meses consecutivos, seguido pelo novato argentino Iván Buhajeruk, que responde pelo codenome ElSpreen e ganhou o segundo lugar no top 10 da Twitch, conhecido nas redes por seus vídeos de Minecraft – os quais iniciou o upload aos 12 anos, em 2000.

A lista dos principais da Twitch é completada pelo espanhol Raúl Álvarez Genes, o AuronPlay; o estadunidense Tyler Faraz Niknam (Trainwreckstv) e seu conterrâneo Kai Cenat; que chama atenção por ter mais que dobrado suas horas assistidas na plataforma, passando de 3,5 milhões para 9 milhões. Integram também o ranking o turco-americano Tarik — conhecido ex-jogador de CS:GO, em sétimo lugar; o brasileiro Victor Augusto — mais conhecido como Coringa (LOUD_Coringa); o também turco-americano Hasan Piker (conhecido como HasanAbi), e o espanhol Ibai Garatea, ou apenas “ibai”.

Já a lista dos top 10 do YouTube Gaming, o destaque vai para os streamears japoneses, que respondem por metade do ranking. Uma particularidade dos streamers do Japão é que, dos cinco listados no ranking, três são avatares virtuais femininas, ou VTubers — como também são chamadas. Elas ocupam as posições #4, #5 e #6 — respectivamente: CodeMiko, Usada Pekora e Oozora Subaru.

“Por que o formato de avatar VTube democratiza o streaming ao colocar o apelo primariamente na habilidade do criador de conteúdo em entreter, marcas devem esperar que essa categoria seja uma grande impulsionadora de views à medida que eles [os avatares] crescem em campanhas”, afirma Gil Hirsch, CEO da StreamElements.

Os outros dois nomes que complementam a lista de japoneses são: Cheeky (tttcheekyttt) e Jun Channel.

Já o topo do ranking do YouTube é encabeçado pelo streamer estadunidense Darren Watkins, conhecido como IShowSpeed; e também pelo espanhol Samuel De Luque (vegeta777), o estadunidense Herschel Beahm (que é conhecido não apenas pelo codenome Dr Disrespect, mas também pelo seu curioso look composto por bigode, óculos escuros e mullets); e o estadunidense Ludwig Ahgren, conhecido apenas pelo seu nome Ludwig.

A supremacia da Twitch e os games das streams

Enquanto os dados apontam para uma inegável preferência de espectadores pela Twitch, há alguns outros números que apontam para os jogos que mais chamam atenção: Fall Guys estava entre os top 50 da Twitch em maio. Mas foi o game ser liberado gratuitamente e em diversas plataformas no fim de junho, que o jogo disparou para o topo do ranking, alcançando a posição de número 10 na Twitch e no YouTube Gaming já em julho.

Fall Guys

Foto: Mediatonic

O jogo contabilizou 42 milhões de horas assistidas, o que representou um aumento de 131% para o jogo na Twitch; já para o YouTube Gaming, o jogo registrou 5,7 milhões de horas, ou um aumento de 33%. Em agosto, no entanto, Fall Guys desceu algumas casas, ficando na posição de número #22 na Twitch e #19 no YouTube.

Monster Hunter Rise também ganhou destaque dentre os jogos que escalonaram no YouTube durante julho, conseguindo manter sua posição durante o mês seguinte. Em 30 de junho, com o lançamento da enorme expansão Monster Hunter Rise: Sunbreak, o game viu seu total de horas assistidas na plataforma do Google dispararem 147%, passando de 3,4 milhões para 8,5 milhões de horas assistidas. Já em agosto, o game registrou uma leve queda de 22%, chegando a contabilizar 6,6 milhões de horas assistidas.

Quais outros games registraram crescimento durante mês sobre mês de agosto? Na Twitch, GTA V foi um dos que mais cresceu, com 13% a mais de horas assistidas, ou 127 milhões de horas totais; seguido por Minecraft (aumento de 84%, ou 89 milhões/horas totais), Dota 2 (+30%, ou 56 milhões/horas totais) e Slots (+17%, ou 51 milhões/horas totais).

Já no YouTube, dentre os principais títulos com crescimento mês a mês estão: GTA Online (+60%, ou 10 milhões/horas totais), Rust (+30%, ou 7 milhões/horas totais), Fortnite (+20%, ou 6,9 milhões/horas totais) e PUBG Mobile (+33%, ou 6,6 milhões/horas totais).

Apex Legends foi um dos games que se destacou por fazer uma dobradinha de aumento de horas assistidas em ambas as plataformas, com crescimento de 5% na Twitch e de 30% no YouTube, ou 52 milhões e 14 milhões de horas totais assistidas, respectivamente.

Além dele, outro que aparece com crescimento tanto na Twitch quanto no YouTube é League of Legends. O jogo de estratégia da Riot pontuou 129 milhões de horas assistidas na primeira plataforma (+15%) e 9 milhões na segunda (+21%).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários