Mais um trailer conceitual de GTA San Andreas na Unreal Engine 5, porque Los Santos em HD nunca é demais
Ainda que sejaum dos mais populares da marca, GTA San Andreas nunca foi refeito pela Rockstar, mas vários projetos conceituais já foram criadosBy - Rafael Arbulu, 7 março 2023 às 13:00
Ele fez de novo: o youtuber TeaserPlay criou mais um trailer conceitual de Grand Theft Auto: San Andreas (GTA San Andreas) usando todo o seu talento com a Unreal Engine 5. O vídeo foi ao ar recentemente no YouTube, pelo canal homônimo.
É a segunda vez que o jogo figura em um projeto do youtuber, que usou a tecnologia de renderização gráfica licenciada pela Epic Games em setembro do ano passado, recriando a icônica “cena do fast food”. Desta vez, porém, a produção é mais ampla e mais ambiciosa, mostrando como poderia ser o visual de um eventual remake do jogo:
A Rockstar Games é a publisher por trás da franquia GTA – e ela própria reconhece que GTA San Andreas, originalmente lançado no PlayStation 2 em outubro de 2004, é um dos mais populares da marca até hoje.
Até agora, a empresa apenas revisitou o jogo por meio de um remaster da trilogia original do PS2 (que inclui, além dele, os jogos GTA Vice City e GTA III) na geração atual de consoles, mas um remake completo, com visual refeito e toda a sorte de tecnologias modernas, ainda é algo que a Rockstar não tem cogitado.
E considerando que ela está a todo vapor com o desenvolvimento de Grand Theft Auto VI, qualquer noção de um remake de GTA San Andreas é, no mínimo, um sonho muito, muito distante.
Por causa disso, vários projetos conceituais independentes aparecem por aí. Além do canal TeaserPlay – que se especializa em recriar jogos antigos dentro da Unreal Engine – o próprio GTA San Andreas ganhou destaque nas redes sociais recentemente, quando uma aplicação de inteligência artificial (IA) reimaginou os principais personagens do jogo em versão de carne e osso.
Os resultados foram bem interessantes.
A Unreal Engine é uma das principais ferramentas de desenvolvimento de jogos do mercado moderno. Criada e licenciada pela Epic Games, ela permeia a parte gráfica de boa parte dos jogos que você vê hoje no setor, desde Fortnite até Redfall, entre vários outros. Embora seja uma criação da Epic – e mantida e atualizada por ela própria – a “UE” é licenciada a todos os desenvolvedores.
Daí a possibilidade de vermos projetos independentes como os feitos pelo TeaserPlay, que no passado também publicou vídeos conceituais da ferramenta em títulos como Scarface e O Mandaloriano. Outro projeto – este, por outro youtuber (RwanLink) refez The Legend of Zelda: Ocarina of Time, do N64, dentro da ferramenta.
Comentários