Indícios apontam que o TikTok está pronto para mergulhar no lucrativo setor de podcasts, de acordo com o que alega a empresa de hospedagem de áudio Audiomeans, da França.

De acordo com o que disse a companhia, ela identificou em seus servidores um novo bot de coleta de conteúdos de feeds de vários de seus clientes. Ao traçar a rota digital do robô, o TikTok foi identificado como seu ponto de partida.

Imagem mostra uma mulher segurando um celular com o logotipo do TikTok em exibição na tela

(Imagem: Ti Vla/Shutterstock)

Já não é de hoje que rumores saltam na internet sobre o TikTok – uma das inúmeras propriedades da chinesa ByteDance – ter intenções de desenvolver algum tipo de superapp. Recentemente, a rede social de short videos lançou o TikTok Now, um pilar de compartilhamento de “momentos reais” e a resposta da empresa ao crescimento da rede conhecida como “Be Real”.

O TikTok também tem uma parceria bem intrínseca com o Resso, o serviço de streaming de músicas cujo dono também é a ByteDance. Não raro, vários influenciadores do TikTok divulgam o Resso em seus vídeos como uma forma de publicidade patrocinada. E em agosto deste ano, a rede social registrou nos EUA a marca “TikTok Music”, cuja descrição também inclui a veiculação de podcasts.

A premissa tem consistência: nos últimos anos, o podcast deixou de ser apenas um meio de veiculação de voz para se tornar bastante atraente ao mercado de vídeos. Esse novo apelo visual é evidenciado pelos inúmeros “recortes” – ou seja, vídeos de trechos de podcasts recortados e divulgados em todas as redes sociais, por vários perfis.

No YouTube, os podcasts em vídeo se tornaram o meio primário de conteúdo da plataforma, segundo uma pesquisa divulgada pela Cumulus Research: segundo o texto, a maior parte dos consumidores se divide entre a rede de vídeos do Google e o Spotify – este, exclusivamente em áudio.

A pesquisa ainda cita diversos criadores que fazem uma espécie de “ponte” entre ambas: Joe Rogan, possivelmente o maior parceiro do Spotify para podcasts, tem um canal oficial no YouTube, além de vários “fan channels” com recortes legendados de seus episódios.

Há também informações de que o Google está testando uma página dedicada exclusivamente aos podcasts, com um beta previsto para sair “logo”, diz a Cumulus. E a empresa recentemente contratou um executivo especializado nesse tipo de mídia.

Levando em consideração este panorama, a entrada do TikTok no mercado de podcasts pode ser algo bem favorável: uma simples busca por “podcasts” em seu mecanismo orgânico rende resultados em perfis oficiais de veículos desta mídia específica, como PodPah, PodDelas e Venus Podcast.

Em outras palavras: a parte mais difícil do caminho – atrair criadores de conteúdo para a plataforma – já está feita, pois eles já se encontram no TikTok e a migração ou integração para um app dedicado é facilitada.

Evidentemente, o TikTok não teceu nenhum comentário em relação à intenção ou não de lançar um app para podcasts.

via PodNews | Insider Intelligence | Cumulus Research

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