TikTok é multado em US$ 367 milhões acusado de expor crianças na plataforma
Comissão de Proteção de Dados da Irlanda diz que TikTok definia como pública por padrão as contas criadas por crianças, entre outra acusaçõesBy - Cesar Schaeffer, 15 setembro 2023 às 13:05
O TikTok foi multado em US$ 367 milhões pela forma como processa os dados de crianças na plataforma. A sanção vem após uma investigação da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), de 2021, que analisou a conformidade do aplicativo de vídeos curtos da chinesa Bytedance com as leis do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa.
Acusações contra o TikTok
A investigação analisou, principalmente, os três recursos do TikTok: as configurações padrão da conta; o “Emparelhamento Familiar”; e a verificação de idade. Por fim, a comissão irlandesa descobriu que a rede social definia as contas das crianças como públicas por padrão quando eram criadas. Ou seja, os vídeos destes menores eram visíveis publicamente por padrão.
O “Emparelhamento Familiar”, introduzido pelo TikTok em 2020, permite que contas de crianças sejam vinculadas a uma conta de um adulto – em teoria, para monitorar o uso do aplicativo, como limitar tempo de tela, restringir mensagens diretas e conteúdo impróprio.
Sobre o recurso, a DPC descobriu que as contas das crianças poderiam estar vinculadas a perfis que a empresa não verificou pertencerem aos pais ou responsáveis. Assim, uma vez vinculadas a um perfil qualquer, as configurações do app da criança poderiam ser afrouxadas pelo usuário adulto para permitir, por exemplo, o envio de mensagens diretas.
A investigação também avaliou se o TikTok fez o suficiente para manter os menores de 13 anos fora da plataforma por meio da verificação de idade. A decisão da DPC diz que isso não foi feito.
Em 2021, o TikTok reforçou as configurações de privacidade em contas pertencentes a usuários de 13 a 15 anos, tornando-as mais privadas por padrão. A empresa terá três meses para adequar suas práticas.
Via: BBC
Comentários