TikTok deve entrar para o e-commerce brasileiro em 2023
Fontes ouvidas por site brasileiro confirmam intenção do TikTok de brigar com Amazon e AliExpress por meio de loja própriaBy - Rafael Arbulu, 21 novembro 2022 às 16:14
O TikTok vai virar loja online em 2023. Ao menos, é o que apurou o site brasileiro NeoFeed, que ouviu fontes próximas à rede social controlada pela chinesa ByteDance. Segundo a reportagem, a intenção é ingressar no mercado nacional do e-commerce em competição direta com nomes grandes, como Amazon e AliExpress.
O site identificou pelo menos 15 vagas de trabalho abertas pela empresa para atuação em comércio eletrônico no Brasil, em várias escalas, desde nível operacional até cargos de gestão.
Pelas fontes ouvidas pelo site:
“O TikTok vem para brigar em posição de mercado com Amazon e AliExpress, mas vai afetar todo mundo: Mercado Livre, Americanas, Magalu e Via.”
TikTok fora do Brasil
Embora a premissa pareça nova no Brasil, é bom lembrar que ela já representa uma fonte sólida de faturamento do TikTok na China, onde o app é conhecido como “Douyin”. Por lá, a estratégia começou em 2020, mas ganhou forte tração mesmo com o atraso, graças ao uso de um modelo de “live purchases”, ou seja, compras ao vivo, durante a apresentação de seus vídeos. A ideia, segundo o Neofeed, é que o TikTok estabeleça algo similar por aqui.
Essencialmente, os produtos são mostrados durante as lives, com comandos de interação apontando para links de compra durante as apresentações. Segundo dados do Statista, ainda não há informações globais sobre o modelo de negócios, mas o Ocidente está, devagarinho, começando a prestar atenção nele: cerca de 20% dos respondentes do estudo nos EUA afirmaram já conhecerem ou terem comprado por ele, com esse percentual tendo potencial de dobrar até 2026.
O blog KaBuM! procurou a assessoria de imprensa do TikTok no Brasil para fins de comentário por parte da empresa, mas até o fechamento desta nota, eles não nos deram resposta.
via Neofeed
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