Em 21 de novembro de 1998 o mundo – e o Nintendo 64 – recebia The Legend of Zelda: Ocarina of Time, considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos (inclusive, por este repórter).

Por conta disso, o game completa nesta terça-feira (21) seu aniversário de 25 anos – isso contando apenas o lançamento original e não a versão remasterizada de 2011 para Nintendo 3DS.

Pensando nisso, o blog KaBuM! separou algumas curiosidades que até hoje são impressionantes em The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Song of Time

Song of Time - The Legend of Zelda

Imagem: Reprodução

Começando pela música mais icônica da série: a Song of Time. A canção, parte da tarefa de aprender melodias para realizar tarefas durante o game, se tornou uma peça importante para a história da franquia.

Isso fez com que fosse regravada por vários anos e por muitas pessoas, sendo facilmente reconhecida quando tocada.

Presença de Ganondorf

Ganondorf - The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Imagem: Nintendo

The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi um divisor de águas para toda a franquia. Isso porque, além de popularizar a Song of Time, ajudou a moldar o rumo das aparições de Ganondorf.

Por conta de sua popularidade, ele se tornou um personagem recorrente, aparecendo Twilight Princess, Phantom Hourglass e Breath of the Wild – além de ser jogável em Super Smash Bros. Ultimate.

O poder da Zelda’s Lullaby

Placas The Legend of Zelda

Imagem: Zelda Wikia/Nintendo

Destruir propriedade alheia em Zelda é totalmente desaconselhável – principalmente dentro de residências, já que os moradores podem expulsá-lo. No entanto, em Ocarina of Time, algumas placas podem ser cortadas ao meio por Link.

Mas isso, felizmente, não é permanente. Ao tocar a Zelda’s Lullaby na frente da placa quebrada, ela magicamente vai se reconstruir.

A falta do botão de pulo

Link e Epona - The Legend of Zelda

Imagem: Nintendo

Desde que Ocarina of Time foi lançado, marcando a entrada da série no mundo dos jogos 3D, o pulo automático de Link está presente. Basta correr em direção a uma borda para que o personagem salte para o outro lado. No entanto, nem sempre foi assim.

Antes mesmo da chegada de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, um botão de pulo estava sendo planejado para o personagem. Porém, a ideia foi descartada, pois atrapalharia a resolução de alguns puzzles, além de dar ao jogo uma sensação de ser mais voltado para a ação.

Tubarão?

Tubarão - The Legend of Zelda

Imagem: RantNOW/Nintendo

Ocarina of Time tem muitas atividades paralelas que podem ser feitas. Uma delas é visitar o Lakeside Laboratory, um local curioso que conta com a possibilidade de mergulhar em um tanque para pegar alguns prêmios.

Com Link adulto, é possível usar a Golden Scale e as Iron Bots para conseguir mergulhar mais fundo e/ou chegar ao fundo. Lá os jogadores vão encontrar uma Gold Skulltula e nada menos que um tubarão.

Jogo em primeira pessoa

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Imagem: Nintendo

Como citado, o game marcou a entrada dos jogos da franquia no mundo 3D, com paisagens bem trabalhadas e bastante coloridas. No entanto, isso quase foi diferente.

Shigeru Miyamoto, um dos criadores de Ocarina of Time, queria uma perspectiva em primeira pessoa para o game. Felizmente, mais tarde, ele mudou de ideia, pois queria mostrar melhor o mundo ao redor do personagem.

Personagens inspirados em Twin Peaks em The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Zelda Ocarina

Imagem: Nintendo

E por falar em Miyamoto, o designer é aclamado por sua participação em diversos games famosos da Nintendo, mas foi em Zelda que ele conseguiu deixar ainda mais sua marca.

Para a criação de NPCs em Ocarina of Time, por exemplo, ele disse que se inspirou na forma como Twin Peaks exibia seus personagens e os tornava parte central, parecendo ofuscar a trama centralizada.

Isso fez com que ele se empenhasse em criar uma série de NPCs que interagiam de maneiras diferentes com Link.

Guarda do Hyrule Castle

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Imagem: Nintendo

Na primeira vez que Link invade o Hyrule Castle, é possível olha por duas janelas depois de encontrar a Princesa Zelda. Nelas, é possível ver pinturas de personagens da Nintendo, como Mario e Yoshi.

No entanto, o que é mais legal é que, próximo a elas, há um guarda. Se link apontar o estilingue e disparar uma Deku Nut, ele ficará com raiva e jogará uma bomba ativa contra o personagem.

Moda das speedruns

The Legend of Zelda Ocarina of Time

Imagem: Reprodução

Por se tratar de um jogo muito popular, Ocarina of Time foi jogado à exaustão por speedrunners. Por conta das técnicas desenvolvidas, atualmente é possível terminar o game em menos de dez minutos.

Para comparação, o recorde atual registrado é de apenas seis minutos e quarenta e nove segundos.

Estilo de luta inspirado no Japão

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Imagem: Nintendo

Por fim, o estilo de luta de The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi diretamente baseado em um estilo de combate chamado Chanbara.

Para garantir fidelidade nos movimentos feitos por Link, mais de 100 artistas de artes marciais e dublês foram usados para captura de movimentos.

Via: The Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários