Resistentes à água? Teste congela iPhone 14 Pro Max, S23 Ultra e Xiaomi 13 Ultra
Por mais que o iPhone e o Xiaomi tenham saído intactos do teste, Samsung Galaxy S23 apresentou um resultado diferenciadoBy - Igor Shimabukuro, 16 junho 2023 às 14:04
Por mais que apresentem certificado IP68, nem todos smartphones com o selo podem se comportar bem em contato com a água. E foi justamente pensando nisso que um youtuber decidiu colocar à prova a resistência do iPhone 14 Pro Max, Galaxy S23 Ultra e Xiaomi 13 Ultra.
O motivo é bem simples: dispositivos com o selo IP68 até podem ser vendidos como resistentes à água, mas há diversos relatos de smartphones danificados. Para piorar a situação, danos causados por água não são cobertos pela garantia. Ou seja, o próprio(a) dono(a) terá de arcar com o prejuízo.
Com isso em mente, o canal TechDroider resolveu testar como os modelos de ponta se comportam em contato extremo com a água. Para isso, ele utilizou um iPhone 14 Pro Max, um Galaxy S23 Ultra e um Xiaomi 13 Ultra — todos eles com o tal certificado IP68.
O teste e os resultados podem ser conferidos abaixo.
Congelando smartphones
Com a ideia em mente, o canal reuniu os dispositivos ligados e colocou-os lado a lado em uma bandeja. Posteriormente, o recipiente foi preenchido com água com gás — mais ácida que a água normal por conta do dióxido de carbono — até cobrir completamente os smartphones.
O recipiente então foi levado ao freezer e mantido lá por seis horas até congelar os dispositivos. Por fim, o youtuber jogou um pouco de água quente para descongelar os celulares e iniciar suas análises.
iPhone e Xiaomi foram bem, mas S23 Ultra leva vantagem
Partindo para os resultados, todos os três smartphones se saíram bem. E quando se fala isso não significa que eles apenas sobreviveram aos testes de congelamento, mas sim, que não apresentaram problemas de funcionamento em nenhum de seus recursos.
Além de ter sobrevivido, o iPhone 14 Pro Max não teve nenhum problema com FaceID, Ilha Dinâmica, alto-falantes ou câmera. O Xiaomi 13 Ultra, por sua vez, também permaneceu intacto e todos os seus recursos estavam funcionando normalmente.
O Galaxy S23, no entanto, se sobressaiu. Isso porque além de ter saído ileso do teste e com todos os recursos funcionando, o dispositivo foi o único a recomendar que o usuário não o carregasse na tomada em virtude da detecção de água na porta USB-C.
De todo modo, todos os celulares surpreenderam. Afinal, não foi um teste qualquer: o experimento usou água com gás e um processo de congelamento por seis horas. Em outras palavras, foi um teste extremo.
E justamente por ser extremo que ele não deve ser repetido em casa.
Via: GizChina
Comentários