Tesla vai monitorar bocejos e piscadas dos motoristas
Câmera interna dos modelos da Tesla poderão dizer quão sonolento está um motorista para emitir alertas de segurançaBy - Cesar Schaeffer, 15 maio 2023 às 10:01
Em uma tentativa de aumentar a segurança dentro de seus veículos, a Tesla vai passar a monitorar bocejos e piscadas para avaliar quão sonolento possa estar o motorista.
A montadora de carros elétricos é duramente criticada por não enfatizar o monitoramento do condutor em combinação com os avançados recursos de assistência ao motorista nos pacotes Autopilot e Full Self-Driving, nos quais os carros da marca se tornam “praticamente” autônomos, mas ainda exigem o humano atento atrás do volante.
Até então, a Tesla monitorava apenas o torque no volante. Assim, os motoristas precisavam tocar – mesmo que levemente – e mover o volante para informar ao sistema que estavam atentos e no controle do veículo.
Hoje, ainda é assim, mas desde 2021 a Tesla começou a usar uma câmera interna voltada para a cabine. O sensor é usado para identificar e garantir que o motorista esteja de olho no tráfego e não usando um smartphone ou até dormindo no interior do veículo.
A novidade é que este monitoramento interno será levado a outro nível. Ao que tudo indica, a montadora irá usar esta mesma câmera interna para analisar a frequência de bocejos e piscadas do motorista para avaliar seu grau de sonolência.
Looks like Tesla is planning a big boost to (camera based) driver monitoring.
They are now tracking additional things like how many yawns the driver had recently, how many blinks and how long they were, leaning. All this is to calculate how drowsy the driver is.— green (@greentheonly) May 13, 2023
A informação vem de um hacker famoso por revelar novos recursos encontrados nos softwares da Tesla. Por enquanto, ainda não há qualquer informação oficial sobre o novo recurso ou sequer previsão de quando ele pode ser realmente lançado.
Via: Electrek
Comentários