Conhecida mundialmente por fabricar veículos elétricos (EVs) de ponta, a Tesla, em breve, deverá ser associada a uma nova tecnologia futurista: robôs.

Nesta quinta-feira (19), a montadora do bilionário Elon Musk revelou que está trabalhando no Tesla Bot, uma máquina humanoide que promete “eliminar os trabalhos perigosos, repetitivos ou chatos”. Inclusive, a apresentação contou até com um dançarino disfarçado do robô, que aproveitou para dar seu show à parte.

O robô será executado em um sistema de inteligência artificial (IA) bem semelhante ao Autopilot, a plataforma de direção semi-autônoma dos carros da Tesla. Aliás, a máquina não é vista como uma super novidade para a companhia, já que os próprios veículos da montadora são considerados verdadeiros robôs sobre rodas.

“Basicamente, se você pensar sobre o que estamos fazendo agora com os carros, a Tesla é indiscutivelmente a maior empresa de robótica do mundo porque nossos carros são como robôs semi-sencientes sobre rodas”, afirmou Musk no dia inaugural de IA da montadora.

Imagem do Tesla Bot
Robô utiliza sistema parecido com os utilizados em EVs da montadora. Reprodução: Tesla

Prazer, Tesla Bot

Com 1,76m de altura, apenas 56 quilos — muito em função dos materiais leves usados em sua composição — e com um monitor capaz de exibir informações importantes em seu rosto, o Tesla Bot foi projetado para realizar diversas tarefas perigosas ou repetitivas para o ser humano, mas sem a necessidade de receber instruções passo a passo.

Características do novo robô da Tesla
Características do novo robô humanóide da montadora de Elon Musk. Reprodução: Tesla

Além disso, segundo Musk, a máquina será capaz de fazer tarefas mais simples como parafusar um carro com uma chave inglesa, receber encomendas para seus proprietários ou mesmo realizar outras tarefas servis.

E para quem tem medo de uma possível “revolta robótica”, o robô foi planejado para ser lento (5 milhas por hora) e fraco (aguenta somente 20 kg), de modo que seja facilmente dominado pelos seres humanos. O CEO da fabricante garante ainda que a máquina será amigável.

Infelizmente (para os mais ansiosos), um protótipo pronto do Tesla Bot deve ficar pronto apenas no próximo ano. Mas a boa notícia é que, em um futuro próximo, a tecnologia poderá ter impactos significativos na economia, tornando os trabalhos físicos uma questão de escolha — e dinheiro, é claro.

“No longo prazo, acho que deve haver uma renda básica universal”, projetou Musk. “Mas não agora porque o robô não funciona”, completou.

Fonte: Engadget/TechCrunch