Tencent: games são um terço da receita de US$ 21,3 bilhões no 1º trimestre
Jogos nacionais ainda representam a esmagadora maioria da receita da gigante chinesa, porém jogos internacionais têm ganhado tração e aumentado sua parcelaBy - Tissiane Vicentin, 20 maio 2022 às 13:35
A Tencent registrou uma receita equivalente a US$ 21,3 bilhões (135,5 bilhões de yuans) para o 1º trimestre fiscal do ano, encerrado em 31 de março de 2022, segundo divulgação realizada pela empresa nesta quinta-feira (19). Games, nesse contexto, respondem por uma parcela considerável do montante, ou 32%.
Os títulos nacionais ainda representam a maior parte da receita de jogos, mas registraram uma ligeira queda de 1% no período, passando para 33 bilhões de yuans, ou US$ 4,9 bilhões. Em porcentagem, jogos domésticos representam 24% da receita trimestral total da empresa (um pouco abaixo dos 25% para o primeiro trimestre de 2021).
Já o montante que representa os títulos internacionais tem ganhado tração, registrando aumento de 4% ou 10,6 bilhões de yuans (US$ 1,6 bilhão) com relação à contagem anterior. Esses games representaram 8% da receita total, acima dos 7% para o ano anterior.
Valorant e Clash of Clans, nesse último caso, foram grandes responsáveis pelo bom desempenho.
Games e a Tencent
No geral, os jogos ficaram equilibrados em valores: enquanto a Tencent experimentou um aumento nas receitas dos jogos recém-lançados como League of Legends: Wild Rift e Fight of The Golden Spatula; outros títulos como Call of Duty Mobile, Moonlight Blade Mobile contrabalancearam o aumento com queda.
PUBG Mobile também apresentou queda de usuários e receita considerável. A empresa justifica o desempenho por conta do retorno às atividades rotineiras, “à medida que os gastos dos usuários se normalizaram após a Covid”.
Parte desse resultado se deve aos recentes bloqueios de jogos na China, que visam proteger menores de idade de ficarem muito tempo jogando – a legislação no país instaurada no ano passado permite apenas um total de, no máximo, três horas por semana (uma hora por dia, de sexta a domingo) para jogos online.
A receita, no geral, ficou estável em comparação com o mesmo período no ano anterior — 135,3 bilhões de yuans, ou US$ 20,2 bilhões. O lucro no trimestre, porém, registrou queda de 52% na comparação, ou um total de 23,7 bilhões de yuans (cerca de US$ 3,7 bilhões na cotação atual).
Via: GamesIndustry
Comentários