O diretor de Tekken 8, Katsuhiro Harada, veio a público para tranquilizar os fãs: pelo Twitter, o executivo disse que o jogo de luta da Bandai Namco não usará a ferramenta “Denuvo” de DRM – algo que havia causado dúvidas durante a mais recente leva de testes do título.

DRM” é a sigla em inglês para “Gestão de Direitos Digitais”, e é comumente aplicada em ferramentas de proteção de jogos contra pirataria. No caso do Denuvo, o recurso usa técnicas de ofuscação, criptografia e verificação de identidade em tempo real para impedir que hackers possam crackear um determinado jogo. Menções ao Denuvo foram encontradas no Termo de Uso do beta:

“Esse termo é provavelmente um ‘copia e cola’ de Tekken 7 ou algo assim (não estou 100% disso mas provavelmente sim). De qualquer forma, eu não tenho planos de inserir o Denuvo ou qualquer outra coisa em Tekken 8, então podem parar com essas reações alérgicas e tediosas sobre qualquer coisinha e sentem aí.” – Katsuhiro Harada, diretor de Tekken 8

Enérgico ele, não?

O problema é que o Denuvo é famigeradamente conhecido por empregar as suas capacidades ao custo de reduzir o desempenho do jogo que ele deveria proteger. No caso de Tekken 8, inclusive, testes de auditoria técnica independentes confirmaram que o Denuvo poderia sim trazer impactos negativos na sua execução – e o próprio Harada disse que o uso da ferramenta em testes estava complicando as partidas.

Em resumo: não é que ele não funciona, mas sim que ele funciona cobrando um preço alto demais.

A Irdeto, empresa que comprou o Denuvo em 2018, disse que o software funciona…quando é corretamente implementado. Embora não tenha comentado sobre os testes independentes que atestam seus problemas, o COO Steve Huin disse que, “logo menos”, “veículos confiáveis” da imprensa receberão cópias idênticas de jogos com e sem o Denuvo instalado para atestar a veracidade dos fatos.

Tudo indica, porém, que Tekken 8 não será um desses jogos: apesar do Denuvo estar presente em versões para teste do jogo, Katsuhiro Harada disse que menções à ferramenta eram apenas um placeholder – ou seja, estava lá para “tapar buraco”. Mais além, o diretor disse que o jogo final não a terá instalada.

Tekken 8

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

O que é confirmado que o jogo terá, no entanto, deve deixar os fãs mais felizes: alimentado pela poderosa Unreal Engine 5 da Epic Games, o jogo contará com a função cross play – que permite que partidas sejam jogadas entre usuários de plataformas diferentes (PC contra PlayStation contra Xbox) e rollback netcode, um recurso que, explicado de forma resumida, “adivinha” um comando no controle para sincronizar os quadros de imagens de um jogo durante partidas online – essencialmente, ele é grandemente capaz de evitar os lags.

Tekken 8 tem lançamento marcado para algum momento em 2024, chegando ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X. O nosso “gigante” da casa – Igor Shimabukuro – teve a oportunidade de jogar uma versão de testes do jogo e escreveu um preview bem interessante.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress