Usuário é acusado de pirataria ao fazer download do Ubuntu
By - Alvaro Scola, 27 maio 2021 às 8:50
Em muitos países, a internet dos usuários acaba sendo monitorada para que pessoas não baixem arquivos protegidos por direitos autorais. Agora, um caso curioso envolvendo este monitoramento tem criado polêmica nos Estados Unidos.
Um cliente da Comcast, provedora de serviços de internet, recebeu um e-mail sendo acusado de pirataria por ter feito o download do Ubuntu. O arquivo em questão teria sido baixado via torrent, como mostra a imagem abaixo, que traz outras informações referente ao download.
O Ubuntu é uma distribuição Linux gratuita, que pode ser baixada por diferentes métodos através de seu site oficial e, assim, o download de seu arquivo oficial não deveria ser considerado ilegal. Inclusive, a hash do arquivo vista no e-mail prova que o download era da imagem ISO oficial.
Algo curioso que também pode ser visto no e-mail é que a empresa acusando o usuário de pirataria não é a Canonical, desenvolvedora do sistema. A reclamação partiu da empresa OpSec Security, que é especializada em tarefas voltadas contra a pirataria.
Fazer downloads via torrent não é necessariamente pirataria
Ao longo dos anos, é claro, os torrents acabaram se tornando um método bastante popular para pessoas fazerem o download de filmes, jogos e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. Apesar disto, esta tecnologia P2P foi criada para o compartilhamento de arquivos e o uso da mesma para o download de uma distribuição Linux não deveria ser considerada pirataria.
Em uma publicação feita no Reddit, o usuário informou que apenas ignorará este aviso e que não quer arriscar perder o seu acesso a internet. O TorrentFreak, site que apurou a notícia inicialmente, entrou em contato com a OpSec Security, mas não obteve um posicionamento da empresa sobre o caso.
Comentários
Anônimo
Por isso tanta gente insiste em usar VPN… Parece paranoia mas os ISPs espiam o que a gente faz na cara de pau…