Starlink: internet via satélite da SpaceX ultrapassa os 400 Mbps
Nas redes sociais, usuários do serviço de banda larga via satélite da SpaceX comemoram as altas velocidades atingidasBy - Cesar Schaeffer, 29 novembro 2021 às 12:17
O serviço de internet via satélite da SpaceX, o Starlink, vem ganhando novos usuários e – à medida que mais satélites alcançam a órbita terrestre – mais qualidade também. E quem usa o serviço tem compartilhado as surpreendentes velocidades de downloads atingidas.
A maioria dos usuários relata alcançar velocidades que variam entre 100 Mbps e 200 Mbps. Mas outros comemoram ir muito além disso. No Reddit, um usuário do Canadá revelou que o serviço de internet da empresa de Elon Musk estava ultrapassando os 400 megabits por segundo (Mbps).
Em uma captura de tela compartilhada do serviço Speed Test, é possível ver que o usuário alcançou velocidades de download de 414 Mbps, upload de 27,4 Mbps, com latência de 63 milissegundos.
A SpaceX diz que tanto as velocidades quanto a latência devem melhorar à medida que novos satélites são lançados. Atualmente, a Starlink conta com cerca de 1.840 satélites operando em órbita terrestre baixa.
A promessa de Elon Musk, fundador da SpaceX, é que o serviço de banda larga via satélite ofereça velocidade de 300 Mbps com latência de 20 ms já no próximo ano. A longo prazo, a empresa disse à Comissão Federal de Comunicações dos EUA que trabalhará para desenvolver uma rede de internet de alta velocidade robusta, capaz de transmitir ambiciosos 1 a 10 Gigabits por segundo.
A Starlink tem hoje cerca de 140.000 usuários em 20 países.
Comentários