Lançado em 2017 e com inspiração nos avestruzes, o robô bípede Cassie foi o primeiro projeto da Agility Robotics. A máquina é considerada um marco na história da robótica e, apesar de estar atualmente indisponível para venda, segue como objeto de testes para inovações no setor.

O mais recente dos experimentos foi realizado pela Dynamics Robotics Laboratory, da Ohio State University (OSU): por meio de um algoritmo de deep reinforcement learning (aprendizado de reforço profundo), o equipamento foi capaz de percorrer um trajeto de cinco quilômetros, sem qualquer tipo de guia para auxiliá-la, e com uma única carga de bateria.

Robô atleta

Todo o percurso foi feito por Cassie em uma corrida de 53 minutos e três segundos — sem contar os seis minutos de problemas técnicos após um superaquecimento no computador e uma queda da máquina —, fato que foi muito comemorado pelos engenheiros.

“Cassie é um robô muito eficiente por causa de como foi projetado e construído, e realmente fomos capazes de atingir os limites do hardware e mostrar o que ele pode fazer”, afirmou o estudante Jeremy Dao.

Embora a marca esteja longe de bater um recorde mundial humano, o trabalho será importante para explorar os limites de locomoção bípede de máquinas e entender a importância do deep reinforcement learning no desenvolvimento do setor.

“O deep reinforcement learning é um método poderoso de inteligência artificial que abre as portas para habilidades como correr, pular ou subir e descer escadas”, apontou Yesh Godse, graduando da OSU.

Vale lembrar que, em maio deste ano, Cassie foi capaz de subir e descer escadas sem qualquer tipo de câmera de bordo ou sensores Lidar, o que também indica horizontes positivos para um “futuro mais robótico”.

Fonte: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários