CES 2022: o que esperar do maior evento de tecnologia do mundo
Após a edição virtual deste ano, próximo evento do CES voltará a ser presencial; confira as possíveis novidades da cerimôniaBy - Igor Shimabukuro, 5 outubro 2021 às 13:33
Determinados anos podem ficar eternizados para algumas empresas devido a lucros inéditos. Dias específicos podem marcar lançamentos bombásticos. Mas se existe algum mês que é observado com mais carinho pelas companhias de tecnologia é o de janeiro, período em que ocorre o maior evento de tecnologia do mundo: o CES.
Também conhecido como Consumer Electronics Show, a cerimônia acontece anualmente desde 1967. É neste evento que as grandes marcas e big techs costumam anunciar novos produtos ou mesmo dar um preview de todos os lançamentos que ocorrerão durante o ano.
O CES 2021 foi um pouco diferente: os stands presenciais deram lugar a apresentações digitais em função da pandemia de coronavírus. Na edição do ano que vem, o evento será presencial (mas poderá ser acompanhado virtualmente) e ocorrerá de 5 de janeiro a 8 de janeiro no palco do Las Vegas Convention Center, nos Estados Unidos.
Há quem diga que o evento ainda está distante — e, de fato, muita coisa pode acontecer até lá. Mas a Covid-19 ajudou a mostrar como o tempo pode passar rápido, num piscar de olhos. Por conta disso, não seria apressado arriscar quais devem ser as principais novidades anunciadas daqui a exatos três meses.
O que esperar das marcas no CES 2022
- Samsung
Seguindo as linhas de produtos carros-chefes da marca sul-coreana, é possível que a Samsung apresente de TVs inteligentes a smartphones de última geração. Eletrodomésticos e até robôs “chefs de cozinha” podem complementar o “cardápio”.
Mas a previsão mais provável é que a Samsung traga novas Smart TVs 4K e 8K Neo QLED, tendo em vista que os modelos Samsung QN90A e QN900A foram apresentados em edições passadas.
Quanto aos smartphones, é possível que a empresa mostre alguns modelos de gama média, bem como o Samsung Galaxy S21 FE de longa duração. Um preview do aguardado Galaxy S22, talvez? Bem, não custa sonhar.
- Sony
Descobrir as novidades da Sony pode ser uma tarefa difícil, já que o carro-conceito e o cão-robô realmente não eram esperados pela marca. Logo, é difícil pensar no que a empresa pode estar preparando para o ano que vem.
Do segmento de áudio da marca, é possível que uma nova linha de players de mídia digitais seja apresentada, bem como novos fones de ouvido premium. Alto-falantes sem fio ao lado de TVs 4K e 8K também não seriam grandes surpresas.
Para os gamers, a presença da Sony no CES 2022 pode marcar novas revelações sobre o tão esperado PlayStation VR 2. O produto deve chegar apenas no final do ano que vem, mas a divulgação de mais detalhes deveria acalmar (ou aumentar) os ânimos dos mais ansiosos.
- Intel
De forma curta e grossa: os futuros processadores Intel Alder Lake de 12ª geração deverão ser anunciados no Consumer Electronics Show do ano que vem.
Se isso acontecer, a companhia tende a voltar à liderança e desbancar as CPUs Zen 3 da AMD, bem como os processadores M1 e M1X da Apple.
- TCL
A TCL adotou o CES como sua principal plataforma de lançamento. Nos últimos anos, o evento serviu como palco para TVs, smartphones, dispositivos de tela flexíveis e gadgets da marca. Para o ano que vem, a expectativa não é muito diferente.
Logo, são esperadas novas TVs Mini Led da Série 6, bem como uma possível nova linha de smartphones (TCL 30, talvez?) e tablets TCL Tab.
- Panasonic
Usualmente, a Panasonic aproveita a cerimônia para divulgar seus novos modelos de Smart TVs OLED, tocadores de vinil e headphones. É difícil imaginar que a marca possa alterar essa estratégia, tendo em vista o sucesso do passado.
Mas os usuários certamente não vão reclamar se pintar alguma outra novidade em Las Vegas.
- Hisense
A presença da Hisense no CES 2022 deve significar o anúncio de novas Google TVs inteligentes para o Reino Unido e de TVs de laser para os Estados Unidos.
Projetos futuristas até podem figurar na apresentação da marca, mas essas tecnologias geralmente são voltadas apenas para o mercado chinês.
O que esperar de cada segmento no CES 2022
- Smartphones
Como dito anteriormente, o CES 2022 deve virar palco de anúncios de possíveis modelos intermediários da Samsung, bem como uma futura linha da TCL.
Infelizmente, a LG não trará nenhuma novidade para este segmento, mas novidades da Motorola também são esperadas.
- TVs
Displays com tecnologias holográficas são pouco prováveis, mas não impossíveis. Apesar disso, o foco deve ficar em lançamentos de TVs LEDs, OLED e LCD.
A expectativa é quase sempre a mesma: TVs maiores, mais brilhantes, com mais pixels e melhores contrastes. É pedir muito?
- Áudio
Nos últimos anos, os anúncios de tecnologias como Creative’s Super X-Fi e Sony 360 Reality Audio mostraram como o setor de áudio ainda tem espaço para ser explorado. Aliás, atualizações de ambas as tecnologias seriam muito bem-vindas.
Além disso, marcas como LG, Samsung, Sony, Klipsch e JBL devem trazer novas soundbars, fones e headphones.
- Smart Home
Os dispositivos inteligentes para ambientes domésticos ganharam ainda mais relevância no ano passado, tendo em vista que o cenário no mundo todo baseou-se em home office e quarentena.
Os avanços da inteligência artificial (IA) dão boas esperanças de câmeras, robôs, luzes e outros dispositivos que facilitem ainda mais o dia a dia das pessoas. Tudo isso, é claro, com tecnologias de última ponta para integração Wi-Fi.
- Wearables
Por fim, mas não menos importante, os wearables (ou dispositivos “vestíveis”) devem fazer parte dos painéis e stands do CES 2022. A cerimônia poderá dar um preview de como o Google está trazendo os recursos do Fitbit para seus smartwatches, por exemplo.
Ainda como consequência da pandemia, novos aparelhos de monitoramento da saúde do usuário deverão ser apresentados. Isso sem contar nos dispositivos voltados para um estilo de vida fitness, que tornou-se essencial com os regimes de home office.
Inscrições abertas
As inscrições para o CES 2022 já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link. Para o público médio — que inclui a maioria dos participantes e varejistas —, os organizadores planejam uma taxa de US$ 300 (aproximadamente R$ 1.642 em conversão direta).
Jornalistas e analistas credenciados, no entanto, estarão isentos deste pagamento.
Fonte: TechRadar
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