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[Retrospectiva 2022] Activision Blizzard, Bungie, Crystal Dynamics e mais: as principais aquisições do mercado de games
O blog KaBuM! relembra as principais aquisições e investimentos feitas por publishers em estúdios, que agitaram o mercado de videogames em 2022By - Jessica Pinheiro, 24 dezembro 2022 às 13:12
O ano de 2022 foi bastante agitado para a indústria de videogames em se tratando de finanças. Isso porque diversos estúdios foram adquiridos, ou receberam grande investimento de publishers ao longo dos últimos doze meses.
Passando pelas aquisições bilionárias até investimentos menores, o blog KaBuM! lista das principais movimentações financeiras que ocorreram no mercado de games em 2022.
- Tencent e Disney se juntam para produzir um MMORPG para celulares de Avatar, de James Cameron
- Microsoft anuncia aquisição da Activision Blizzard King pelo valor histórico de US$ 68,7 bilhões; expectativa é que acordo seja finalizado em junho de 2023
- New York Times compra jogo de caça-palavras Wordle por mais de US$ 1 milhão
- Sony compra a Bungie, produtora de Destiny por US$ 3,6 bilhões, mas garante que o estúdio permanece independente
- Epic Games compra a plataforma de música Bandcamp com a missão de construir um ecossistema mais aberto e amigável para artistas em Fortnite
- Netflix compra seu primeiro estúdio de jogos, Next Games, por US$ 72 milhões, que já produz um título baseado em Stranger Things
- Publisher Fortis compra estúdio brasileiro Oktagon Games para acelerar sua estreia no mercado mobile
- Tencent se torna acionista majoritária da desenvolvedora espanhola Tequila Works, de RiME
- PlayStation Studios amplia a família comprando o Haven Studios, fundado por Jade Raymond
- Netflix adquire estúdio Boss Fight Entertainment, responsável pelo jogo Dungeon Boss para celulares
- Sony investiu US$ 1 bilhão na Epic Games em mais uma rodada com o objetivo de avançar e construir o metaverso
- Epic Games investe no Aquiris, estúdio brasileiro responsável por Horizon Chase e pretende publicar múltiplos jogos
- Conglomerado sueco Embracer Group compra Eidos, Crystal Dynamics e Square Enix Montréal pela bagatela de US$ 300 milhões
- Take-Two, dona de franquias como Grand Theft Auto e BioShock, adquire a desenvolvedora mobile Zynga por US$ 12,7 bilhões
- Razer compra Interhaptics em busca de impulsionar ecossistema háptico e expandir linha HyperSense em colaboração com devs de games
- Spotify compra Heardle, jogo musical de adivinhar canções com base em pequenos trechos
- Nintendo anuncia aquisição de estúdio Dynamo Pictures, com sede em Tóquio, que será renomeado para Nintendo Pictures
- PlayStation adquire estúdio Savage Game e cria divisão mobile; está trabalhando em um jogo como serviço de grande orçamento
- Sony e Tencent compram 30% da FromSoftware, desenvolvedora de Dark Souls, Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice e Elden Ring
- NetEase adquire Quantic Dream, responsável por Detroit: Become Human; estúdio europeu garante que continuará independente
- Tencent contrata ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden como consultor estratégico
- Netflix compra seu sexto estúdio, Spry Fox (de Cozy Grove), e segue com 55 jogos em desenvolvimento para “os próximos anos”
- Capcom se junta ao TiMi Studio, subsidiária da Tencent Games, para desenvolver novo jogo mobile de Monster Hunter
- Tencent compra 20% do estúdio sul-coreano Shift Up e se torna a segunda maior acionista da desenvolvedora
Outras aquisições
O mercado de videogames não foi o único que se movimentou bastante ao longo de 2022. Outras aquisições, compras de ações e investimentos tão importantes quanto (oi, Twitter!) aconteceram no mundo da tecnologia e do entretenimento. Abaixo, estão as principais notícias relacionadas ao assunto!
- AMD faz oferta de US$ 35 bilhões para comprar Xilinx, uma empresa especializada em dispositivos lógicos programáveis
- Atari compra site MobyGames por US$ 1,5 milhão
- Amazon compra estúdio de TV e cinema MGM, responsável por clássicos como Rocky, James Bond, O Mágico de Oz e Robocop; por US$ 8,45 bilhões
- Amazon compra empresa de robótica doméstica iRobot por US$ 1,7 bilhão
- Adobe compra rival Figma por US$ 20 bilhões, para ampliar recursos de imagem, fotografia, ilustração, vídeo, 3D e tecnologia de fontes
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Take Two
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Wordle
Zynga
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