Pesquisadores de segurança da Bitdefender detectaram uma nova linhagem de malware que pode baixar uma variedade de ameaças. A questão é a vulnerabilidade ser distribuída por meio de anúncios online vistos em resultados de pesquisa.

Batizada de MosaicLoader, a falha é projetada para infectar dispositivos de usuários que procuram softwares crackeados. “Os sistemas infectados com esse software tornam-se parte da rede de máquinas que os invasores podem infectar com qualquer malware que desejam”, afirmam os pesquisadores.

Uma vez instalado, o malware cria no Windows uma cadeia complexa de processos em suas tentativas de baixar ameaças adicionais, que podem variar de ladrões de cookies simples a mineração de criptomoedas sem o consentimento do usuário.

Sites do do grupo hacker REvil sumiram da internet

Foto: Pete Linforth/Pixabay

A Bitdefender compartilha que os anúncios contendo links para o malware aparecem no topo dos resultados de pesquisa para usuários que procuram por versões piratas de softwares.

“Provavelmente, os invasores estão comprando anúncios em pequenas redes que canalizam o tráfego para provedores maiores. Eles geralmente fazem isso no fim de semana, quando a verificação manual é afetada pela equipe limitada de plantão”, disse Bogdan Botezatu, diretor de pesquisa e ameaças da Bitdefender.

A empresa ainda afirma que a campanha não conta com países ou organizações específicas, e distribui suas cargas para qualquer usuário em busca de softwares piratas. A Bitdefender acredita que a ameaça é de responsabilidade de um novo grupo hacker, mas que ainda não se identificou.

Via: TechRadar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários