Se William Shakespeare ainda estivesse vivo, certamente estaria convicto de que sua frase “o amor é cego” foi mais que certeira. Uma boa prova disso foi a situação vivida por uma mulher japonesa apaixonada, que desembolsou US$ 30 mil dólares para bancar o retorno à Terra de seu amado “astronauta“.

Alguns podem pensar que a atitude — bem generosa, é verdade — foi apenas um grande ato romântico. E em termos, até foi. O único problema é que os amantes nunca haviam se encontrado, e que o astronauta não era, de fato, um astronauta.

Início de um sonho…

Como conta a agência de notícias Yomiuri Shimbun, uma mulher japonesa se apaixonou por um homem no Instagram que dizia ser um cosmonauta russo embarcado na Estação Espacial Internacional (ISS). Os relatos são de que o romance teve início por volta de 28 de junho.

Após uma constante troca de mensagens, o astronauta russo resolveu selar o relacionamento com uma proposta, seguida das três palavras mágicas.

“Quero começar minha vida no Japão”, disse ele. “Eu não consigo entender, mesmo que eu diga 1000 vezes, mas continuo dizendo. Eu te amo”.

O homem prometeu que se casaria com ela assim que retornasse da ISS. Contudo, o indivíduo alegou que estava sem dinheiro para voltar à Terra, o que aumentaria as chances do relacionamento à distância perdurar por um bom tempo. Em resumo: um romance que poderia ficar apenas no papel.

Astronautas apaixonados

Imagem: CH W/Unsplash

Para solucionar o impasse, a mulher concordou em enviar o dinheiro ao seu amado astronauta para, enfim, ficarem juntos na terra do Sol nascente. Entre 19 de agosto e 5 de setembro, a japonesa enviou cinco transferências eletrônicas, totalizando 4,4 milhões de ienes (US$ 30,1 mil em conversão direta).

… deu tudo errado

Final feliz? Muito pelo contrário: tudo não passava de um golpe. A vítima acreditou no golpista por conta das diversas fotos orbitais e pelas constantes menções a Nasa e Jaxa — Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Mas a desconfiança veio quando o homem continuou pedindo mais dinheiro.

É certo que o amor cega, mas a vítima deixou algumas coisas passarem despercebidas. O homem alegou que a demora na troca de mensagens foi causada pela má recepção do celular a bordo da ISS. O detalhe é que a estação não tem recepção de celular e o único meio de comunicação é por meio de satélites controlados por agentes da Terra.

O outro ponto — e talvez o mais importante — é que os astronautas embarcados na ISS são enviados por seus países às custas do governo. Até existem voos espaciais privados por empresas como Blue Origin e Space X, mas acredite: ninguém compra uma passagem só de ida para o espaço.

Golpe do falso astronauta já está sendo investigado

No fim, a japonesa ficou desconfiada dos pedidos e contatou a polícia local de Shinga. As autoridades asiáticas estão investigando o crime como “um golpe de romance internacional”, mas até o momento, nenhuma outra informação sobre as apurações foram divulgadas.

Fica a lição: muito cuidado ao conhecer pessoas nas redes sociais — principalmente quando elas se dizem astronautas e pedem quantias em dinheiro.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários